conteúdos
links
tags
notas de imprensa
CI.13-SCIRP/2017
UA convida empresas e público em geral a debater potencialidades da impressão 3D na inovação industrial
6.2.2017

Dia 11 de abril

 

UA convida empresas e público em geral a debater potencialidades da impressão 3D na inovação industrial

 

No âmbito da Conferência internacional Materiais 2017, realiza no dia 11 de abril, na UA, um debate público para discutir a importância industrial do Fabrico Aditivo, um processo que poderá vir a ser uma das próximas forças motoras do processo de inovação industrial. Com entrada gratuita, a iniciativa é dirigida a engenheiros, gestores, decisores, fabricantes, investigadores e estudantes com interesses no tópico, tendo início agendado para as 14h30, no anfiteatro do Departamento de Comunicação e Arte (DECA).

 

A banalização da designação “impressão 3D” veio ajudar à disseminação das atuais tecnologias de fabrico aditivo rápido – construção de objetos camada sobre camada. Longínqua vai a década de 80 quando as primeiras tecnologias de “prototipagem rápida” surgiram no mercado, como ferramentas de ajuda ao processo de desenvolvimento de produto. As tendências atuais da industria privilegiam produções com elevada variedade de produtos e pequenas séries, ausência de stocks, produtos mais leves!

 

Será possível pensar numa indústria sem ferramentas e moldes, linhas de produção, economias de escala? Poder-se-ão eliminar linhas de montagem e cadeias de fornecimento? Poder-se-á ter produção de proximidade, ausência de produção de resíduos, diminuição das emissões de carbono? Poderá o Fabrico Aditivo dar resposta a algumas destas questões? Representantes da Indústria e de Centros de Investigação e o público em geral são convidados a encontrar respostas para estas questões.

 

Importa referir que esta iniciativa surge enquadrada na Conferência Internacional Materiais 2017 que se realiza em Abril na Universidade de Aveiro. De 9 a 12 de abril, cientistas, investigadores, engenheiros e empresas que desenvolvem trabalho na área dos Materiais encontram-se em Aveiro para partilhar as mais recentes descobertas e opiniões neste campo, no sentido de explorar os últimos desenvolvimentos nesta área na procura de soluções científicas para o mundo.

 

Cobrindo várias temáticas relacionadas com Materiais Funcionais, Materiais Estruturais e Tecnologias de Processamento para a Caracterização e Modelagem, o evento promove a oportunidade de discutir e trocar opiniões sobre as mais recentes descobertas, bem como de fortalecer as colaborações científicas e técnicas.

 

Constituindo-se um excelente fórum para divulgação de resultados científicos e técnicos, MATERIAIS 2017 incluirá, para além do debate sobre Fabrico aditivo, dois cursos de formação sobre Biomateriais avançados (SaBio) e Técnicas microscópicas avançadas, palestras científicas e um “show case” de tecnologias resultantes de investigação e desenvolvimento.

 

 

Mais informações sobre o debate e sobre a conferência podem ser consultadas em http://materiais2017.web.ua.pt

imprimir enviar a um amigo