conteúdos
links
tags
A UA explica...

A UA explica... making of

O “A UA explica” vai de férias! Despedimo-nos com os momentos mais divertidos desta primeira temporada, porque a brincar também se pode falar de ciência, e com um grande obrigado às 662 418 pessoas que nos acompanharam nos últimos sete meses. Até breve.

Hugo Figueiredo, do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

A UA explica... vale a pena fazer um curso superior?

Na última década, muitos portugueses qualificados ficaram sem emprego, viram os salários reduzidos ou foram obrigados a emigrar, havendo quem tenha dito que havia doutores a mais em Portugal. Na semana em que abriu o concurso nacional de acesso ao ensino superior é legítimo, portanto, perguntar “vale a pena fazer um curso superior?”. O professor Hugo Figueiredo, do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, explica...

Vítor Santos, Departamento de Engenharia Mecânica

A UA explica... para quando uma condução autónoma 100% segura?

O setor automóvel está a viver uma das suas maiores revoluções tecnológicas, com os novos sistemas de condução autónoma que libertam totalmente o condutor da sua tarefa de conduzir. Com um “ambrósio” completamente automatizado, a questão que se coloca é: poderão ser estes sistemas 100% seguros? O professor Vítor Santos, do Departamento de Engenharia Mecânica, explica...

Romeu Vicente, Departamento de Engenharia Civil

A UA explica... como poupar 70% de energia numa casa sem perder conforto?

Preocupado com o gasto energético da sua casa? Uma casa passiva pode ser a solução para os seus problemas. Poupa até 70% de energia em relação a uma casa normal, sem perder conforto e assegurando uma qualidade de ar interior excelente e uma pegada ecológica baixa. Como? O professor Romeu Vicente, Departamento de Engenharia Civil, explica as maravilhas deste conceito inteligente de conceção de casas.

Sérgio Matos, docente no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática

A UA explica… quanto vale um tweet ou um post?

Um like aqui, um comentário acolá, um tweet, uma foto, um vídeo… Já faz parte da nossa rotina diária aceder às redes sociais e postar ou tweetar sobre os vários temas que vão construindo a atualidade. Estas ações geram uma quantidade gigante de informação, dados preciosos com elevado valor económico e social. Quanto é que valem? Sérgio Matos, docente no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, explica…

Jan Jacob Keizer, Departamento de Ambiente e Ordenamento

A UA explica... como podem as florestas resistir aos incêndios?

A história repete-se todos os anos. Sobem as temperaturas e o tema dos incêndios regressa às capas dos jornais e às aberturas dos noticiários. Desaparece o verde que dá colorido às nossas paisagens e as cinzas tomam conta das nossas matas. A pergunta fica a pairar no ar. Pode a nossa floresta resistir a tantos incêndios? Pode. Como? O professor Jan Jacob Keizer, no Departamento de Ambiente e Ordenamento, avança com algumas pistas para podermos contornar este flagelo.

Luís Figueiredo, docente no Departamento de Comunicação e Arte da UA

A UA explica... qual é o segredo do improviso no jazz?

O jazz é, por excelência, o género musical da improvisação. É o que lhe dá alma e o distingue dos demais. Dizem os entendidos que para improvisar basta saber combinar acordes e escalas e saber desenvolver uma linha melódica. Mas quando ouvimos Louis Armstrong, Dizzy Gillespie, Thelonious Monk, Miles Davis ou John Coltrane não parece assim tão simples. Qual é então o segredo do improviso no jazz? Luís Figueiredo, docente no Departamento de Comunicação e Arte da UA, explica…

Maria Manuel Baptista, Departamento de Línguas e Culturas

A UA explica... porque é que Portugal já não é o país dos três “F”?

Com a conquista do Euro 2016, a vinda do Papa a Portugal e a vitória no Festival Eurovisão da Canção, a ideia dos “três efes” voltou a reavivar-se e a preencher parte das nossas conversas sobre o estado atual do país. Mas Portugal já não é apenas “saudade” nem “Fátima, Futebol e Fado”. Porquê? Maria Manuel Baptista, docente e investigadora no Departamento de Línguas e Culturas da UA, explica.

Andreia F. Sousa, Laboratório Associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro

A UA explica... poderá o plástico deixar de ser inimigo do ambiente?

A grande “ilha” de lixo do Pacífico é apenas um exemplo e talvez a melhor imagem para ilustrar a grande quantidade de plástico que produzimos. Milhões de partículas deste material flutuam nos nossos oceanos e outras tantas permanecem nos nossos solos, com impactos devastadores para o ambiente e para todos nós. Mas existem soluções! Quais? Andreia F. Sousa, investigadora no Laboratório Associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, explica.

Carlos Coelho, Departamento de Engenharia Civil

A UA explica... como serão as nossas praias daqui a 50 anos?

A erosão costeira em Portugal tem vindo a crescer a um nível preocupante. Cerca de dois terços da costa continental está em risco e a tendência é para agravar. Como serão, então, as nossas praias daqui a 50 anos? Com um olhar prospetivo a partir do Farol da Barra, o professor Carlos Coelho, do Departamento de Engenharia Civil, explica.

Luis Filipe Menezes Pinheiro, Departamento de Geociências

A UA explica... que recursos estão ainda por explorar no fundo do mar?

Atualmente mais de 90% do território português é mar e, se a extensão da plataforma continental portuguesa for aprovada, em 2020 esse valor pode subir para os 97%. O mar é, sem dúvida, um dos recursos naturais com mais potencial económico para o nosso país e com muito ainda por explorar. O quê? O professor Luis Filipe Menezes Pinheiro, do Departamento de Geociências, explica…

Nuno Borges de Carvalho, Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática

A UA explica... Internet das Coisas e pegada Ecológica. Como se ligam?

Imagina um cenário em que as luzes se acendem à tua passagem, o frigorífico te alerta para a validade de um alimento, o teu casaco aquece ou arrefece de acordo com o clima ou em que a tua chave de casa é substituída pelo teu smartphone. Isto é a Internet das Coisas. Uma autêntica revolução tecnológica que, entre outras coisas, vai permitir reduzir a pegada ecológica. Como? O professor Nuno Borges de Carvalho, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, explica.

Carlos Fonseca, Departamento de Biologia

A UA explica... como é que o amor maternal se manifesta no reino animal?

O instinto maternal não é exclusivo da espécie humana. O reino animal é rico em bons exemplos de ternura, de dedicação e de amor incondicional das fêmeas para com as suas crias. Como é que se manifesta? O professor Carlos Fonseca, do Departamento de Biologia, explica.

Alexandre Correia, Departamento de Física

A UA explica... o sol é mesmo amarelo?

Se lhe perguntarem de que cor é o sol, provavelmente a sua resposta será "amarelo" ou "laranja". Sabia que essa resposta está errada? O professor Alexandre Correia, do Departamento de física, explica porquê.

Fernando Rocha e Cristiana Costa, Departamento de Geociências

A UA explica… que riquezas se escondem no solo da região de Aveiro?

Com aplicações em áreas tão variadas como os transportes, a construção, a medicina ou a dermocosmética, as matérias-primas minerais são uma verdadeira fonte de riqueza para a economia real. “Escondida” nos solos da região de Aveiro, a argila não é exceção. Porquê? Fernando Rocha e Cristiana Costa, do Departamento de Geociências, explicam.

Pedro Almeida e Jorge Ferraz de Abreu, Departamento de Comunicação e Arte da UA

A UA explica... como vai ser a televisão do futuro?

Este ano a RTP comemora 60 anos. Nestas últimas seis décadas muita coisa mudou na forma de ver TV e muita coisa ainda vai mudar. Por exemplo, sabia que pode ser o diretor da tua própria televisão? Como? Os professores Pedro Almeida e Jorge Ferraz de Abreu, do Departamento de Comunicação e Arte da UA, explicam...

Eduardo Anselmo Castro, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

A UA explica... os portugueses estão em vias de extinção?

Portugal foi o país europeu onde nasceram menos bebés nos últimos 15 anos, estando a média de nascimentos nos 1,31 filhos por mulher em idade fértil. A manter-se este cenário, agravado pela emigração, Portugal corre o risco de não conseguir renovar a sua população. Estarão, portanto, os portugueses em vias de extinção? O professor Eduardo Anselmo Castro, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, dá-nos a resposta.

Beatriz Oliveira, PsyLab - Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada do Departamento de Educação e Psicologia

A UA explica... a mentira tem perna curta?

A sabedoria popular faz-nos crer que a “mentira tem perna curta” ou que “mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo”. O "A UA explica..." desta semana mostra-nos, no entanto, que a mentira nem sempre é fácil de detetar. Dicas úteis de Beatriz Oliveira, do PsyLab - Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada do Departamento de Educação e Psicologia, para o dia de amanhã.

Sílvia Rocha, Departamento de Química

A UA explica... como desfrutar de uma Primavera sem alergias?

A Primavera já chegou. Os passarinhos chilreiam, os campos ficam floridos, o amor anda no ar e ATCHIMMMM…o pólen também. E, para alguns, aquela sensação de alegria que nos invade o espírito desaparece para dar lugar a comichões, espirros e faltas de ar. Esta semana a professora Sílvia Rocha, do Departamento de Química, explica como é possível desfrutar de uma Primavera sem alergias.

Margarida Fardilha, Departamento de Ciências Médicas

A UA explica... estamos a ficar inférteis?

O sonho de ser pai ou mãe para cerca de 15 a 20 por cento dos casais férteis portugueses não passa disso mesmo: de um sonho. Porquê? Infertilidade. O que fazer? É possível prevenir ou estaremos nós a ficar naturalmente mais inférteis? Margarida Fardilha, do Departamento de Ciências Médicas, responde.

Carlos Costa, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

A UA explica... Como é que o turismo está a mudar o mundo?

Nunca como agora Portugal esteve tão na moda, sendo já um dos 20 destinos turísticos mais competitivos do planeta. O turismo mudou o país, representando já 10 por cento do seu PIB, e está a mudar o mundo. Como? Carlos Costa, professor e investigador no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da UA explica…

Luis Souto, do Departamento de Biologia

A UA explica... como é que a genética define as diferenças de género?

Está estereotipado que eles são mais cerebrais e elas mais emocionais. Mas não passarão estas diferenças de estereótipos? Talvez não. Há estudos que mostram uma predisposição genética para os cérebros dos Homens e das Mulheres processarem as informações e as emoções de forma distinta. Como? Luís Souto, do Departamento de Biologia explica…

Catarina Duarte, Orientadora de Ensinos Clínicos da ESSUA e Enf. Especialista do CHBV

A UA explica... Porque é que rir é o melhor remédio?

Anda tenso, cansado, stressado, deprimido ou desmotivado? Não sabe como quebrar o gelo em situações socialmente incómodas ou difíceis? Rir é o melhor remédio. Perceba porquê em mais um “A UA explica…” e não espere pelo carnaval para soltar umas boas gargalhadas.

Conceição Costa, do Departamento de Matemática

A UA explica... qual é a probabilidade de ganhar (hoje) o euromilhões?

Lá diz o ditado que a esperança é a última a morrer. Mas qual é então a probabilidade de ganhar o euromilhões? É altamente improvável, como Conceição Costa, do Departamento de Matemática, bem explica...! Apesar de tudo, calma, não desanime porque não é impossível.

Mariana Carrito, PsyLab - Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada do Departamento de Educação e Psicologia

A UA explica... podemos conquistar alguém pelo nariz?

Química? Empatia? Obra dos Deuses? Talvez... E o odor? Podemos conquistar corações pelo nariz? Especialistas da UA dizem que sim. Como? Mariana Carrito, do PsyLab - Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada do Departamento de Educação e Psicologia UA, explica.

Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento

A UA explica... que perigo representa a Central Nuclear de Almaraz?

Em Portugal não existem centrais nucleares, mas o tema da energia nuclear tem preenchido o debate público nas últimas semanas, com a decisão do Governo espanhol de construir um aterro de resíduos radioativos em Almaraz. A proximidade da nossa fronteira e do rio Tejo motivam preocupação e cautela. Impõe-se, portanto, a pergunta: que perigo representa para nós essa decisão? O professor Carlos Borrego, do Departamento de Ambiente e Ordenamento, esclarece a questão, na rubrica "A UA explica...".

Alfredo Rocha, Departamento de Física

A UA explica... porque não neva em Aveiro?

O inverno em Portugal costuma ser bastante simpático, mas não é raro sofrermos com algumas vagas de frio nesta altura do ano, que já nos deram a alegria de ver neve a cair no Porto, em Lisboa, na Figueira da Foz e mais recentemente, pasme-se, em Tavira. Em Aveiro, no entanto, a neve teima em não aparecer! Porquê? O professor Alfredo Rocha, Departamento de Física, explica as razões desta ausência, na rubrica "A UA explica...".

Carlos Jalali, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

A UA explica... o que muda com Trump?

Hoje chega à Casa Branca um dos mais polémicos e imprevisíveis candidatos à presidência dos EUA de sempre: Donald Trump. Com uma surpreendente e inesperada vitória, Trump deixou o mundo em expectativa e se todas as suas promessas eleitorais forem concretizadas muita coisa pode mudar. O quê? O professor Carlos Jalali, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, faz uma antecipação daquilo que pode acontecer nos próximos quatro anos, na rubrica "A UA explica...".

Anabela Sousa Pereira, Departamento de Educação e Psicologia

A UA explica... como lidar com o stress dos exames?

Ansiedade, palpitações, insónias, nervos em franja…. estão aí os exames! Como lidar com este stress? A professora Anabela Sousa Pereira, do Departamento de Educação e Psicologia, avança com algumas dicas na nova rubrica "A UA explica...".

Vítor Bonifácio, Departamento de Física

A UA explica... que velocidade pode atingir uma cavaca?

S. Gonçalinho chegou depressa, camaroeiros e chapéus ao ar, não esqueça a promessa e cavacas vá atirar. Já agora: sabe que velocidade pode atingir uma cavaca atirada do alto da capela? O Professor Vítor Bonifácio, do Departamento de Física, dá-lhe a resposta na nova rubrica "A UA explica...".

outros dossiers