conteúdos
links
tags
Professores UA
página 1 2 3 < >

Professores UA - Ana Breda, Departamento de Matemática

“Formamos quadros altamente qualificados e competentes para os mais diversos setores de atividade”

Um bom professor é “um esclarecedor, um provocador e um germinador de conceções, ideias e pensamentos”. Ana Breda, professora do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro (UA), entende ainda que um professor deve ser um “contínuo aprendiz e pesquisador de conhecimentos”. Lecionando a cursos de formação de professores e a cursos de engenharia, salienta que a UA forma “com solidez quadros altamente qualificados e competentes para os mais diversos setores de atividade”.

Professores UA - Myriam Lopes, Departamento de Ambiente e Ordenamento

Graduados da UA: "formação sólida, multidisciplinar, espírito aberto e facilidade de adaptação"

“No fundo, tento estimular os estudantes, independentemente da sua área de formação, para o seu papel enquanto cidadãos e enquanto profissionais na promoção de um desenvolvimento mais equilibrado e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Este podia bem ser um resumo dos objetivos da atividade docente de Myriam Lopes, professora do Departamento de Ambiente e Ordenamento. Mais do que formar técnicos, procura preparar os alunos para “serem profissionais e cidadãos”. Acredita que “cada novo aluno que chega é um ser humano especial e cheio de potencial para tornar o mundo e a sociedade melhores”.

Professora UA - Graça Magalhães, mestrado em Criação Artística Contemporânea

“Porque não conseguimos ver, em absoluto, com os olhos do outro, o fascínio do ensino é a discussão”

Embora prefira receber do que dar conselhos, se tivesse de escolher um dirigido aos alunos, diria para procurarem “o encontro consigo próprios, que se sintam a si próprios antes de se deixarem conduzir pelos outros”. Graça Magalhães é diretora do Mestrado em Criação Artística Contemporânea, lecionado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Ensinar artes visuais é, antes de mais, ensinar a ver e a primeira condição é que, cada visão, por muito que aspire a ser explícita e universal, nunca o será integralmente, afirma. Por isso, na sua perspetiva, “o fascínio do ensino é a discussão, a construção da argumentação”.

Professor UA – Gil Andrade-Campos, Departamento de Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica da UA com nível internacional

Especialista em Mecânica Computacional, fascinado pelas Metodologias de Ensino em Engenharia, Gil Andrade-Campos é professor há 12 anos no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro (UA). Ontem, tal como hoje, não tem dúvidas: “A formação dada na UA, particularmente no Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, está ao nível das melhores da Europa”.

Professor UA: António Caetano, Departamento de Matemática

Sempre à procura de novas abordagens no ensino para uma aprendizagem mais eficaz

Escrever um livro de referência na sua área de investigação, a Análise Funcional, mais especificamente Espaços de Funções, com uma componente de formação, é um desejo a longo prazo mas que vai perseguindo sempre que o dia a dia o permite. Para António Caetano, professor do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, há um outro objetivo que o move e o obriga a despender algum tempo: implementar novas abordagens ao ensino para tornar a aprendizagem mais eficaz.

Professor UA – Vítor Santos, Departamento de Engenharia Mecânica

Robótica humanoide e condução autónoma é na UA

É o ‘pai’ do AtlasCar, o primeiro automóvel desenvolvido em Portugal capaz de manobras autónomas. Professor no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro (UA), Vítor Santos é uma referência incontornável em Portugal quando o assunto é a condução autónoma e a robótica humanoide. Para os alunos deixa um conselho: “façam as suas escolhas por convicção, interesse genuíno e paixão”.

Professor UA: Paulo Bernardino Bastos, Mestrado em Criação Artística Contemporânea

“Procurem fazer o que for genuinamente vosso”

Professor do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro (UA), lecionado no Departamento de Comunicação e Arte, Paulo Bernardino Bastos considera que o ensino é “algo que está inerente à cultura humana” e que ser professor é uma tarefa “muito exigente” no que diz respeito ao conhecimento a transmitir. Em entrevista, mostra o seu permanente inconformismo, antes de mais, consigo próprio, e a ambição querer sempre melhor. Quanto ao desejo por concretizar ambiciona criar um Curso de Artes Visuais na UA...

Professor UA - Manuel Au-Yong Oliveira, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

A Gestão pela mão de um líder

Sempre quis ser professor, fazer investigação e escrever. Diretor do Mestrado em Gestão da Universidade de Aveiro (UA) e com um longo caminho profissional percorrido no mundo empresarial, Manuel Au-Yong Oliveira não se cansa de aconselhar os estudantes a trabalharem muito, mas também a viajarem em dobro. Um dia quer escrever um best-seller, ver os filhos concretizarem todos os sonhos e, se possível já nesta temporada, ver o Porto campeão nacional.

Professora UA – Celeste Eusébio, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

Se o futuro está no Turismo, o presente está na UA

Planear e gerir. Estes são os dois domínios fundamentais para o sucesso de qualquer atividade turística e que são fortemente cultivados entre os estudantes da Licenciatura em Turismo da Universidade de Aveiro (UA). A garantia é da diretora do curso, Celeste Eusébio, que repete constantemente aos alunos: “sejam solidários e cooperantes, não desistam dos vossos sonhos e acreditem nas vossas capacidades”.

Professor UA – Frederico Moura e Sá, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

Um conselho para os alunos? "Divirtam-se e gozem este tempo!"

Gosta de rir. Gosta de ser professor. Gosta de aprender com os alunos. Gosta de lhes dizer para se divertirem e para gozarem a vida académica. Frederico Moura e Sá é professor no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) da Universidade de Aveiro (UA) onde ensina e investiga aquilo que mais gosta na Ciência: Planeamento do Território e Urbanismo. Ah! E gostava de ganhar o Euromilhões!

Professor UA - Davide Ribeiro, Instituto Superior de Contabilidade e Administração

À descoberta da Contabilidade no ISCA-UA

Revisor Oficial de Contas, auditor financeiro, consultor e contabilista certificado, Davide Ribeiro é uma das referências do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) no ensino em Contabilidade. Com um longo percurso no setor empresarial, na sala de aula alia o prazer de deixar um legado a cada estudante, à felicidade de constatar que “os licenciados e mestres do ISCA-UA dão muito bem ‘conta do recado’ no mercado de trabalho".

Professor UA – Manuel Senos Matias, Departamento de Geociências

“O que é difícil é o que vale a pena fazer”

Já esteve ao serviço da Empresa Nacional de Urânio. Engenheiro de Minas, Manuel Senos Matias conhece como ninguém os subterrâneos das Minas da Cunha Baixa, da Freixiosa e do Pinhal do Souto. Professor há mais de três décadas no Departamento de Geociências (DGeo) da Universidade de Aveiro (UA) não se cansa de dizer aos estudantes: “façam um futuro melhor que o presente”.

Professora UA - Marina Khabenskaya Santos, Departamento de Línguas e Culturas

Ao serviço da UA, da língua russa e da cultura universal

Tem um sonho: criar na Universidade de Aveiro (UA) um centro de língua russa. Chama-se Marina Khabenskaya Santos, é professora de russo no Departamento de Línguas e Culturas (DLC) e a missão de desmistificar a tantas vezes distante e enigmática Rússia abraça-a diariamente com os seus alunos.

Professor UA – Luís Seabra Lopes, Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI)

Inteligência Artificial e robôs inteligentes na sala de aula

Nos laboratórios dedica-se à inteligência artificial e à robótica inteligente. Fora da Universidade de Aveiro (UA) gosta de jardinagem e de História. Ah! E de viajar. Tanto que um dia quer ir mesmo até Macau por terra. Professor no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), onde é diretor da Licenciatura em Engenharia Informática, Luís Lopes tem outras três grandes paixões: ensinar, ensinar e ensinar.

Professor UA – Armando Luís Vieira, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

A excelência do ensino em Turismo

Já fez um pouco de tudo na vida. Trabalhou num escritório e num banco e foi vendedor porta a porta. Foi trabalhador estudante. Investigador e professor na área do Turismo na Universidade de Aveiro (UA), Armando Luís Vieira garante que a intensa experiência de vida é uma ferramenta valiosa para abrir horizontes aos estudantes. Gosta de andar de bicicleta e tem uma coleção de carros descapotáveis… em miniatura. Em tamanho real é o desejo de ir aos polos da Terra.

Professor UA: António Vassalo Lourenço, Música, Departamento de Comunicação e Arte

Formação na UA: “qualidade e diversidade”

Professor e diretor da licenciatura em Música no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA), maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmonia das Beiras, António Vassalo Lourenço fez a sua formação pós-graduada no ensino superior dos Estados Unidos, algo raro na sua geração. Essa experiência e vivência foram, de algum modo, trazidas para a UA. O professor destaca a qualidade e diversidade da formação na UA e fala nas mudanças na formação musical em Portugal.

Professor UA – Alfredo Rocha, Departamento de Física

Levo o guarda-chuva? Pergunte a Alfredo Rocha

Que tempo vai fazer amanhã? E daqui a 100 anos? Alfredo Rocha sabe as respostas. Professor no Departamento de Física (DFis) da Universidade de Aveiro (UA), onde é diretor da Licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica, é uma das grandes referências nacionais na área da Meteorologia e do Clima. As explicações e, sobretudo, os alertas para os efeitos nefastos das alterações climáticas trouxeram-no ultimamente para os jornais. Na UA, há 25 anos que diz aos estudantes para questionarem tudo.

Professor UA – Miguel Lucas Pires, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

Assim se ensina Direito na UA

Tenham brio! Ultrapassem as vossas capacidades e limites! Na sala de aula, desafia permanentemente os estudantes a desbravarem horizontes. Diretor da Licenciatura em Administração Pública da Universidade de Aveiro (UA), Miguel Lucas Pires é especialista em Direito, diz-se hiperativo e não dispensa um bom jogo de futebol com os amigos. Por falar em desafios e horizontes, um destes dias quer fazer uma viagem à volta do mundo.

Professora UA – Marília dos Santos Rua, Escola Superior de Saúde da UA

Ao serviço do doente, ao serviço da Enfermagem

Durante 20 anos foi enfermeira nos blocos de partos e operatório no Hospital Distrital de Aveiro. Desde há 17 anos é na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) que Marília Rua, diretora do Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar, continua a cuidar dos doentes através das várias gerações de enfermeiros que tem ajudado a formar.

Professor UA – António Moreira, Departamento de Educação e Psicologia

Missão: Tecnologias da Comunicação ao serviço da educação

Especialista, entusiasta e, sobretudo, apaixonado pelo uso das tecnologias ao serviço da pedagogia, António Moreira é diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (PDME) da Universidade de Aveiro (UA). Aos estudantes dá um conselho que outrora lhe deram: “Nunca se venham a arrepender no futuro de tudo aquilo que não fizeram no presente”. Por isso, o seu desejo de percorrer o Expresso do Oriente estará já agendado…

Professora UA – Andreia Vitória, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

“Sejam solidários e cooperantes, proativos e conscienciosos”

Especialista em gestão de recursos humanos, comportamento organizacional e liderança, é na partilha, nas relações, na aprendizagem mútua e nos afetos que Andreia Vitória faz dos estudantes amigos para a vida… e futuros profissionais altamente qualificados. Professora no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro (UA), não se cansa de lhes dizer que trabalhar em equipa, gerir o tempo, superar as adversidades e dar asas à criatividade são essenciais quer na vida, quer nas empresas.

Professora UA – Fátima Alves, Departamento de Ambiente e Ordenamento

Ao serviço do Ambiente a pensar no futuro do planeta

Fátima Alves é uma referência científica incontornável quando os temas são a gestão e o ordenamento das zonas costeiras e marinhas. Professora no Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro (UA), onde há 40 anos se começou pela primeira vez em Portugal a estudar e a investigar o Ambiente, adora ir à praia, gosta de sorrisos, não dispensa café e quer um dia ser voluntária numa missão internacional a uma zona atingida por um grande desastre natural.

Professora UA – Marisa Lousada, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro

Ora diga lá: Terapia da Fala na sala de aula

Terapeuta da Fala, autora de diversos testes de avaliação e de programas de intervenção na linguagem, Marisa Lousada é docente da Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA). Dedicada especialmente ao desenvolvimento da linguagem nas crianças – por vocação e paixão! – é a elas que tem dedicado boa parte do trabalho de investigação ou não fosse a linguagem uma autoestrada para uma vida bem-sucedida.

Professora UA – Ana Margarida Ramos, Departamento de Línguas e Culturas

Era uma vez uma professora apaixonada pela literatura infantil

Era uma vez uma professora chamada Ana Margarida Ramos. Apaixonada desde sempre por livros, especialmente pelos infantojuvenis, cedo decidiu dedicar-se à leitura, estudo e ensino da literatura. Hoje é uma referência quando se fala de literatura para a infância, não só no Departamento de Línguas e Culturas (DLC) da Universidade de Aveiro (UA), mas um pouco por todo o mundo onde há pequenos e grandes cowboys, reis, dragões e super-heróis de olhar fixo nas páginas dos livros.

Professor UA – Joaquim Marques, Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro

“No Marketing, ser curioso é fator crítico de sucesso”

Há três palavras de ordem que os estudantes de Marketing não se cansam de ouvir: “Conhecer, adaptar, influenciar”. Joaquim Marques, especialista em Marketing e Publicidade do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), é um dos professores que ajudam a preparar hoje os marketeers que amanhã vão ser os agentes de mudança nas organizações.

Professora UA – Sílvia Ribeiro, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda

Na ESTGA “não é só nas aulas que se aprende e que se desenvolvem competências”

Exigência, qualidade e rigor para responder às exigências do mercado. Face ao permanente pedido das empresas por mais licenciados em Secretariado e Comunicação Empresarial, o curso da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) está a cumprir a missão. Sílvia Ribeiro, diretora da Licenciatura, garante que o segredo do sucesso dos estudantes está na formação técnica e humana, onde não faltam projetos e estágios para pôr em prática a teoria, mas também sorrisos e palavras amigas.

Professora UA – Ana Isabel Miranda, Departamento de Ambiente e Ordenamento

A investigação e o ensino de mãos dadas por mais e melhor Ambiente

Cientista apaixonada desde sempre pelo Ambiente, especialista na qualidade do ar e nas alterações climáticas, Ana Isabel Miranda está há duas décadas ao serviço da investigação e do ensino no Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro (UA). Pioneiro no estudo e ensino do Ambiente em Portugal, a professora que adora passear à beira-mar garante que o DAO “continua a dar formação de excelência, num esforço constante de atualização e de antecipação de necessidade”.

Professor UA – Rui Neves, Departamento de Educação e Psicologia

Persistência, trabalho, qualidade e fascínio na formação de professores

Muito empenho profissional e capacidade de adaptação às exigências sem abdicar da “defesa da dignidade de ser professor e seu papel”. Professor de incontáveis gerações de professores, estas serão, provavelmente, as mais valiosas lições que os estudantes levam de Rui Neves. Diretor da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro (UA), professor na área da Educação há mais de 30 anos, praticante de BTT e de uma boa corrida, é na persistência, fora e dentro das salas de aula, que assenta a vida.

Professora UA – Maria João Pires da Rosa, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

Novo curso da UA reforça aposta na Engenharia e Gestão Industrial

O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) é uma das grandes novidades na oferta formativa da Universidade de Aveiro (UA) para o próximo ano letivo. Um curso novo que resulta de três décadas de ensino e de investigação dessas áreas da UA. A diretora da Licenciatura Maria João Pires da Rosa aposta numa sólida formação multidisciplinar alinhada com as necessidades do mercado de trabalho nos mais diversos sectores.

Professora UA – Vera Godinho da Silva, Instituto Superior de Contabilidade e Administração

“Acredito nas pessoas! Todos os estudantes merecem o nosso incentivo”

A arte suprema de ser professor é a de criar “pensadores, cientistas e artistas que expressarão nos seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres”. É nas palavras de gigantes como Albert Einstein que Vera Godinho da Silva encontra as linhas mestras da profissão que abraçou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA). Uma casa onde a transmissão de saberes e de competências fundamentais ao êxito no mercado de trabalho é feita através de uma “visão holística do conhecimento”.

Professor UA – Jorge Medina, Departamento de Geociências

O fascínio pelas Geociências ao serviço do ensino

Tem nos desejos duas grandes viagens para fazer, uma à Islândia e outra ao Grande Canyon, na América do Norte, ou não fossem estes locais de referência mundial para um grande apaixonado pela Geologia como Jorge Medina. Professor no Departamento de Geociências (DGeo) da Universidade de Aveiro (UA), há mais de três décadas que ajuda a preparar os estudantes “para enfrentarem todas as adversidades que possam encontrar durante o seu percurso profissional”.

Professor UA – Álvaro Teixeira Lopes, Departamento de Comunicação e Arte

Ensinar piano com duas notas: criatividade e rigor

Formou várias gerações de músicos e grande parte dos professores de piano do país. Por isso, é muito provável que as obras, os aplausos ou os prémios conquistados pelos intérpretes nacionais tenham sementes cultivadas por Álvaro Teixeira Lopes. Professor de Piano e Música de Câmara no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), quando se emociona ao ouvir a música dos alunos sabe exatamente que está a cumprir a missão de fazer crescer asas em cada um deles.

página 1 2 3 < >

outros dossiers