conteúdos
links
tags
Investigação
Investigadora do DFis Sónia Antón na Comissão de Gestão
UA na Comissão de Gestão da ação COST "Revelando a Via Láctea com Gaia"
Satélite Gaia tem como missão o estudo sem precedente da nossa galáxia, a Via Láctea
A primeira reunião da ação COST "Revelando a Via Láctea com Gaia", que conta com a participação de Portugal através da investigadora Sónia Antón do Departamento de Física/CIDMA, decorreu a 14 de março. Sonia Antón para além de integrar a Comissão de Gestão desta ação, foi ainda nomeada líder de um dos cinco grupos de trabalho definidos.

O satélite Gaia, da agência espacial europeia (ESA), tem como missão o estudo sem precedente da nossa galáxia, a Via Láctea, através da exploração científica de dados que serão obtidos durante um período mínimo de 5 anos, totalizando informação sobre mais de um bilhão de fontes pontuais.

Neste enquadramento, a Ação COST pretende aumentar o impacto científico e a liderança europeia na exploração científica de Gaia, desenvolvendo novas técnicas na análise e interpretação dos dados. Tem igualmente por objetivo realizar um roteiro técnico-científico para o desenvolvimento de uma futura missão de astrometria espacial. Esta Ação pretende fomentar uma rede dinâmica e inclusiva de colaboração, que inclui apoio para congressos, reuniões e intercâmbio de investigadores.

Mais informações em:

https://www.cost.eu/actions/CA18104/#tabs|Name:overview

imprimir
tags
outras notícias