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Dia 8 de fevereiro, às 16h30, no Anfiteatro João Branco, no DeCA
Nova edição do talk-ip, com Leonardo P. Sanchez
Nova edição do talk-ip, com Leonardo P. Sanchez
O Post-ip, post-in-progress, leva a cabo mais uma edição do talk-ip! O talk-ip consiste num formato de conferencias ou recitais-conferência onde os alunos de pós-graduação (mestrado ou doutoramento) apresentam e discutem o seu trabalho. Através desta discussão podem ouvir ideias, pontos de vista e contributos dos seus pares, para os trabalhos que irão defender no futuro. Todos os alunos de pós-graduação estão convidados a enviar as suas propostas de conferencias ou recitais-conferência. A próxima edição do Talk-ip acontece no Anfiteatro João Branco no dia 8 de fevereiro, pelas 16:30, com o convidado Leonardo P. Sanchez.

Leonardo P. Sanchez é improvisador, saxofonista, professor e etnomusicólogo da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) e atualmente realiza o seu doutoramento em Música (Etnomusicologia) na Universidade de Aveiro (Portugal).

Título:

Malta do Norte: Um estudo etnográfico sobre a cena do Jazz portuense

Resumo:

A fundação da Escola de Jazz do Porto em 1985, da Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) em 1997, foram factores que concorreram para a criação, em 2001, da primeira licenciatura em jazz em Portugal, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Estas escolas tiveram inicialmente o papel de reunir o meio musical que estava disperso, estabelecendo-se não apenas como centros de formação, mas também de confluência entre grupos e pessoas. Entretanto, o número de músicos licenciados em jazz da ESMAE, e/ou que tiveram acesso a formação superior em outros centros de ensino do país, tornou-se maior do que a oferta de locais para performance no Porto. Em resposta à falta de oportunidades para apresentação pública dos músicos de jazz, alguns desses criaram a Associação Porta-Jazz (APJ). A APJ foi criada em 2010, com o intuito de dinamizar a jazz scene (Jackson 1998, 2000, 2002, 2012, Pinheiro 2008) da cidade e dar conhecimento do jazz local à sociedade do Porto. Durante estes 9 anos de sua existência a APJ editou 47 discos, organizou 9 festivais, criou numerosos ciclos temáticos, e tem mantido uma agenda com concertos semanais regulares, além de atuar junto a outras estruturas públicas e privadas para dinamizar o jazz local. Neste contexto, este trabalho apresenta os resultados parciais da investigação de doutoramento que buscou compreender como se constituiu a jazzscene no Porto. A investigação centra-se na Associação Porta Jazz como estrutura articuladora da cena regional, e na tese que articula os conceitos de liminaridade e communitas (Turner, 1969, 1975, 1982, 1987, 2013) ao conceito de cena musical.

A pesquisa também buscou compreender a história do jazz no Porto dando predileção às narrativas dos atores que constituem a cena atual da cidade. Esta escolha metodológica culminou durante os anos de 2018/2019 na realização de um documentário com base nesta investigação.

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