conteúdos
links
tags
Cultura
Entre 18 a 21 de dezembro, em 4 salas espanholas
Tempos Cruzados: Concertos do Borealis Ensemble em Espanha
António Carrilho e Helena Marinho
António Carrilho (flautas de bisel) e Helena Marinho (piano) apresentam programa dedicado à música portuguesa na sua abrangência histórica, propondo um cruzamento de estilos e épocas.

A partir do diálogo entre obras de património histórico e obras de compositores recentes de gerações e estilos diversos, o projeto “Tempos Cruzados” pretende divulgar a criação musical portuguesa, e desconstruir a noção de instrumento/repertório histórico, procurando novas perspetivas de ler e ouvir o património musical. Insere-se também numa área de criação que não tem sido abordada com frequência em Portugal, nomeadamente a criação contemporânea para instrumentos históricos como a flauta de bisel.

O programa a apresentar será dedicado à música portuguesa na sua abrangência histórica, daí a denominação “Tempos Cruzados”. O Borealis Ensemble propõe um cruzamento de estilos e épocas no repertório a apresentar, que incluirá obras históricas de José Maria Ribas (1796-1861) e Sigismund von Neukomm (1778-1858; músico da corte de D. João VI), assim como obras compostas por alguns dos mais representativos compositores portugueses da atualidade: Cândido Lima (1939), António Chagas Rosa (1960), Vasco Negreiros (1965), Sara Carvalho (1970) e Rui Penha (1981), algumas dedicadas ao Borealis Ensemble. Esta digressão a quatro cidades espanholas, Salamanca, Plasencia, El Escorial e Guadalajara, financiada pela Direção-Geral das Artes, contou também com o apoio da Universidade de Aveiro e o projeto de investigação Xperimus (co-financiado pela União Europeia, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e por fundos nacionais, através da FCT).

Datas e locais:

18/12/2018: Salamanca - Conservatorio Profesional de Música de Salamanca

19/12/2018: Plasencia - MUSIKEX (Escuela Superior de Música de Extremadura)

20/12/2018: San Lorenzo de El Escorial - Salón de Actos, Centro Integrado de Música Padre Antonio Soler

21/12/2018: Guadalajara - Conservatorio Profesional de Música Sebastián Durón

(Cartaz: Álvaro Sousa; Fotografia: Fernando Pendão)

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias