conteúdos
links
tags
Conferências
Dias 29 e 30 de novembro no Departamento de Línguas e Culturas
Colóquio Internacional para responder às necessidades do Cliente
O Departamento de Línguas e Culturas (DLC) da Universidade de Aveiro (UA) recebe o Colóquio “Voice of the Customer”. O encontro realiza-se dias 29 e 30 de novembro, no DLC, e pretende juntar e ouvir profissionais de várias áreas que lidam com as exigências do cliente no seu dia a dia.

O mundo profissional tem hoje novos desafios que se prendem com questões de acessibilidade e robustez da informação transmitida ao cliente, em paralelo com questões de custo e rapidez. Neste contexto, o papel das tecnologias é essencial para a comunicação técnica e influencia-a, em termos de forma, volume e leitura, qualquer que seja o setor profissional.

Por outro lado, a investigação e a prática em Comunicação Técnica, Tradução e Terminologia devem ser feitas em consonância com o mundo empresarial/industrial, institucional e profissional, de forma a contribuírem para identificar e responder às necessidades do cliente.

O Colóquio “Voice of the Customer” pretende, assim, juntar e ouvir profissionais de várias áreas que lidam com as exigências do cliente no seu dia a dia. Através desta voz (indireta) do cliente, procurar-se-á como “fazer mais e melhor”, identificando as necessidades do cliente e as respostas dos profissionais, para que a informação chegue de facto ao interlocutor, através de mensagens coerentes e adaptadas ao seu público-alvo.

Coorganizado pela Nokia, o CLUNL – Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, o CLLC -  Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro e a APCOMTEC - Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica, este evento terá lugar nos dias 29 e 30 de novembro, na Universidade de Aveiro, e contará com cerca de vinte oradores, uma dezena de instituições e empresas e uma centena de participantes. Na sessão de abertura, estarão presentes o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, João Picoito, Head of Region Sales Management da Nokia e João Torrão, diretor do DLC.

Assim, estarão representados diversos agentes económicos e instituições nacionais e internacionais, com o intuito de determinar e promover formas mais eficazes e eficientes de sintonizar as necessidades e expectativas dos clientes com a oferta do mundo profissional em geral. A voz do cliente estará, durante dois dias, no centro de um debate que se pretende profícuo e construtivo.

Como oradores principais teremos Christian Galinski, diretor da INFOTERM e pioneiro na área da documentação técnica e sua relação com a indústriaJody Byrne, autor de várias obras sobre tradução técnica e diretor de Laboratório de Prototipagem de Assistência ao Utilizador da SAP Irlanda; António Câmara, professor catedrático da Universidade de Nova de Lisboa e cofundador de diversas empresas de sucesso internacional, bem como Naoko Ito, especialista em documentação de cliente da NOKIA.

Estarão igualmente representadas várias empresas: a NOKIA com o seu representante oficial nacional António Oliveira, acompanhado de dois dos seus especialistas em documentação e comunicação, João Marques e Cláudia Santos. A empresa FEEDZAI também marcará presença com Luís Melo, Nuno Grazina, Krisztina Nagy e Sara Duarte, das áreas da redação e comunicação técnicas e da gestão do conhecimento.

Contaremos ainda com a participação da BOSCH e da sua Comunicadora Técnica para os Sistemas de Segurança, Ana Rita Remígio. A empresa E-GOI com o seu fundador e gestor da plataforma de marketing automation multicanal, Miguel Gonçalves, e a empresa FARTETCH será representada pela sua gestora de produto Rute Costa.

Estarão representadas diversas entidades e instituições, como a ASAE, através da Ana Oliveira, da área da informação pública e da comunicação com os clientes; o Instituto Camões, representado na pessoa de Luís Salema, que exerce funções nas áreas de programação, formação e certificação; a Universidade de Aveiro com Nelson Zagalo, professor associado e especialista nas áreas dos jogos e interação humano-computador; a associação EUPATI Portugal, através de Rita Francisco, representando aqui um dos setores muito influenciados pela comunicação técnica, o da Saúde. E ainda a Denise Branco e a Zhihua Hu, dois alunos do Doutoramento em “Tradução e Terminologia” das Universidades de Aveiro e Nova de Lisboa, no intuito de ouvir as suas vozes enquanto formandos percorrendo um caminho de profissionalização nestas áreas.

Os oradores irão ser testemunhos de métodos de trabalho, formas de comunicar e partilhas de conhecimento, no intuito de suscitar a reflexão em torno das temáticas centrais do colóquio e provocar o debate de forma proficiente e construtiva.

Mais informações em http://jorcomtec.web.ua.pt/

imprimir
tags
DLC
evento relacionado
 
outras notícias