conteúdos
links
tags
Conferências
Sessão a 30 de novembro, às 16h30, no anfiteatro João Branco, DeCA
Conferência "Um panorama de pesquisas empíricas sobre o planeamento de execução instrumental"
Cursos do DeCA registam elevada empregabilidade
Luís Cláudio Barros, professor da UDESC (Brasil), apresenta no anfiteatro João Branco do Departamento de Comunicação a Arte (DeCA) o panorama dos trabalhos empíricos das etapas que compreendem o processo de aprendizagem de um determinado repertório instrumental, com foco no Planeamento da Execução Instrumental. A entrada é livre.

A palestra aborda o panorama dos trabalhos empíricos das etapas que compreendem o processo de aprendizagem de um determinado repertório instrumental. Serão apresentadas as dez linhas de pesquisa em Práticas Interpretativas, delimitadas pelos trabalhos mais significativos publicados em periódicos de referência, seguindo-se um aprofundamento na linha de pesquisa denominada Planeamento da Execução Instrumental.

Esta linha de pesquisa será contextualizada por uma retrospetiva histórica que engloba desde trabalhos pioneiros até ao ano de 2007. Serão ainda abordadas as três principais vertentes temáticas examinadas pela linha de pesquisa, discutindo as suas implicações e possibilidades investigativas. 

Ciente de que o objeto de estudo possui muitas ramificações, abordagens e especificidades, grande parte dos temas de pesquisa pode ser enquadrada dentro de algumas categorias temáticas de maior abrangência. Nesse contexto, a palestra define as categorias em que cada tema relacionado com as etapas de preparação da performance musical pode ser inserido no campo da pesquisa empírica em Práticas Interpretativas.

Biografia do orador

Luís Cláudio Barros é professor de piano da UDESC (Florianópolis/Brasil) desde 2000, além de atuar em pesquisa e coordenar o Núcleo de Excelência em Piano, um projeto para crianças que visa a formação de pianistas. É doutor em Piano pela UFRGS (Porto Alegre/Brasil), tendo orientação acadêmica de Any Raquel Carvalho e artística por Ney Fialkow. Realizou residência de doutorado na Universidade de Connecticut (EUA), tendo estagiado no Music Psychology Lab, sob co-orientação de Roger Chaffin. É mestre em Piano pela Eastman School of Music (EUA), na classe da pianista Nelita True, e Bacharel em Piano pela FAMES (Vitória/Brasil), orientado por Célia Ottoni. Dentre inúmeros prêmios, detêm seis primeiros lugares em Concursos Nacionais de Piano no Brasil. Tem publicações em congressos e periódicos da área e realiza recitais solo e de câmara no Brasil e exterior, destacando o Duo Castelan & Barros. 

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias