conteúdos
links
tags
Cultura
Duo Contracello atua em trio a 22 de outubro, às 18h30, no auditório do DeCA
Ver sons e ouvir imagens nos Festivais de Outono
Duo Contracello atua a 22 de outubro, às 18h30, no auditório do DeCA
“Ver os sons, ouvir imagens”, um projeto do Duo Contracello atuando em trio, tem vindo a ser apresentado em vários espetáculos e enquadra o segundo concerto do programa dos Festivais de Outono promovidos pela UA. O concerto de Miguel Rocha, violoncelo, e Adriano Aguiar, contrabaixo, com Jaime Reis, compositor e técnico de audiovisual, será interpretado a 22 de outubro, às 18h00, no auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.

O Duo Contracello formado por Miguel Rocha, no violoncelo, e Adriano Aguiar, no contrabaixo, iniciou a sua atividade em 1993. Para além das suas apresentações em Portugal (tais como Festivais de Música de Espinho, de Leiria, Porto 2001-Capital Europeia da Cultura e Centro Cultural de Belém, Festival CriaSons 2011), atuou em Espanha, França, Suíça, Estados Unidos da América, República Checa e Holanda. O seu repertório, que se estende de Couperin a Berio, é constantemente enriquecido com obras originais especialmente dedicadas.

A primeira realização discográfica do Duo Contracello (CD NUMERICA 1055) foi publicada em fins de 1996, contou com o apoio do Ministério da Cultura e inclui obras de Boismortier, Pleyel, Rossini, Genzmer e A. Delgado. Nos últimos anos, o Duo Contracello tem desenvolvido um projeto intitulado “Ver os sons, ouvir imagens”, que tem vindo a ser concretizado em vários espetáculos, com destaque para o Festival COMA’15, em Madrid e para o BASS 16, em Praga, e que obteve recentemente o apoio do Estado de Portugal, através de financiamento da Direção Geral das Artes e da Fundação GDA. Este apoio, gerido pela Musicamera Produções, já permitiu realizar alguns concertos em Portugal, Holanda e Espanha, com continuidade em 2019, tendo como objetivo final a sua fixação das composições em formato áudio e de todo o espetáculo em DVD.

Obras de Clotilde Rosa, Ângela Lopes, Isabel Soveral, Jaime Reis e João Pedro Oliveira constituem o programa do concerto deste duo nos FO 2018.

Concerto Duo Contracello nos Festivais de Outono 2018

- 22 de outubro, 18h30, auditório do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

Miguel Rocha, violoncelo

Adriano Aguiar, contrabaixo

Jaime Reis, compositor e técnico de audiovisual

Clotilde Rosa [1930-2017] - Peacefull Meeting (2016) 

Ângela Lopes [1972] - E(H)LLE(M) – "Sete momentos em forma de trança" (2017)

Isabel Soveral [1961] - Anamorphoses VIII (2014)

Jaime Reis [1983] Fluxus, Drag (2015) 

João Pedro Oliveira [1959] Dark Energy (2018)

 

Mais informações sobre o programa dos Festivais de Outono 2018:

http://www.ua.pt/festivaisdeoutono/2018/

imprimir
tags
outras notícias