conteúdos
links
tags
Conferências
26 de outubro, às 16h30, no Auditório do DeCA
CIRC - Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística
Teresinha Prada
Realiza-se a 26 de outubro, às 16h30, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), um recital conferência com Teresinha Prada. O CIRC - Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística insere-se nas atividades do grupo de investigação em Criação, Performance e Investigação artística do INET-md - Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança. A entrada é livre.

Autores consagrados na academia confirmam a obra de Villa-Lobos como um preâmbulo a novas possibilidades da guitarra no século XX. Estabeleço tal característica de Villa-Lobos, porém caminho um pouco mais e encontro essa obra vanguardista refletida na produção de Leo Brouwer, por um ambiente prévio de sonoridades villalobianas possibilitando uma atmosfera propícia a Brouwer, mas também uma entrega de “comando”, uma extensão, ou seja, de que após a estonteante trajetória de Villa-Lobos, é em Leo Brouwer que vamos encontrar o frescor de uma criação inovadora, deslocada de um lugar-comum da guitarra, assumindo a ponta de conceitos técnicos e artísticos, modificando o meio musical desse instrumento. Ainda assim, ambos estampam fortemente a cultura de seus países, a engendrar vanguarda e tradição em suas poéticas singulares.

Teresinha Prada iniciou seus estudos de Violão aos 13 anos, tendo desde então frequentado espaços como Festival de Inverno de Campos de Jordão, Festival de Música Colonial de Juiz de Fora, Oficina de Música de Curitiba e Festival Música Nova, além de mais de 30 eventos de violão. Nessas ocasiões teve contato com Abel Carlevaro, Gilberto Mendes, Leo Brouwer, Henrique Pinto, Turíbio Santos, David Starobin, David Russel, entre outros. É Bacharel em Violão pela Universidade Estadual Paulista, orientada por Giacomo Bartoloni. Atuou no Trio de Violões de São Paulo com Gilson Antunes e Ricardo Marui. Tem participações em cinco coletâneas de CDs e o trabalho solo Música Contemporânea – Compositores de Mato Grosso. Realizou estreias de obras solo de Gilberto Mendes e Roberto Victorio e de música de câmara no grupo Sextante. É Mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em História Cultural, também pela USP. É autora de Violão: de Villa-Lobos a Leo Brouwer (2008) e Gilberto Mendes: Vanguarda e Utopia nos Mares do Sul (2010), que recebeu um Prêmio Nacional Funarte. Em 2015 organizou, junto com Roberto Victorio, o Catálogo Comentado Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso, publicado pela EdUFMT e em 2018 a coletânea de ensaios Música e Estudos Culturais com Tais Helena Palhares, pela CRV. Desde 2006 é professora de Violão do Departamento de Artes e na pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias