conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de de 30/10/2018 a 12/11/2018 - Ref. PTDC/BIM-MEC/1719/2014
Bolsa de Investigação: projeto “O papel das enzimas modificadoras de tRNA na proteostase em humanos”
Está aberto o concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “O papel das enzimas modificadoras de tRNA na proteostase em humanos” com a referência PTDC/BIM-MEC/1719/2014, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P. (FCT, I.P.) na sua componente de Orçamento de Estado e pelo COMPETE2020 Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, (FEDER). Área Científica: Ciências Biomédicas, Biomedicina Molecular, Genética e Genómica Humana.

Área Científica: Ciências biomédicas, Biomedicina molecular, Genética e genómica humana

Requisitos de admissão: Licenciatura em ciências biomédicas ou áreas relacionadas com média mínima de 15 e mestrado na mesma área, com média mínima de 16. Dá-se preferência a candidatos com experiência laboratorial, nomeadamente em técnicas de biologia molecular e celular (PCR, western blot, extração de ácidos nucleicos, extração de proteínas, imunohistoquímica, imunocitoquímica) e experiência em cultura de células (especialmente transfeção) e microscopia de fluorescência. Será valorizado positivamente experiência anterior na área da biologia do RNA e RNA de interferência (RNAi) e interesse na prossecução para estudos de doutoramento. O candidato deve ainda possuir conhecimentos de inglês.

Plano de trabalhos: O objetivo deste projeto é implementar um screening recorrendo a RNAi para identificar genes que contribuem para a homeostase do proteoma, em particular os que previnem a agregação proteica e elucidar os mecanismos de resposta ao stress induzidos pela ausência dos mesmos, recorrendo a técnicas avançadas de biologia molecular e celular, microscopia, genómica e proteómica.

Este projecto contribuirá para identificar genes envolvidos em doenças, em particular em doenças conformacionais e elucidar as vias moleculares envolvidas. Os dados gerados neste projeto contribuirão para a identificação de novos alvos terapêuticos que poderão ser utilizados para o desenvolvimento de novas terapias para doenças humanas onde o proteoma está afectado.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Ana Raquel Mano Soares.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em 1 de Dezembro de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção: Os métodos de seleção a utilizar incidirão na avaliação curricular, com especial incidência (valoração de 90% na nota final) nas habilitações académicas, formação e experiência profissionais nas áreas e técnicas em que se inserem as funções a desempenhar. Publicações nas áreas em que é aberto o edital terão uma valoração de 10% na nota final. Se necessário poderá recorrer-se a uma entrevista. São critérios de exclusão das candidaturas: média final de licenciatura inferior a 15 valores e de mestrado inferior a 16 valores.

Composição do Júri de Selecção: Presidente: Doutora Ana Raquel Mano Soares, investigadora de pós-doutoramento, Universidade de Aveiro; Vogais: Doutora Ana Rita Bezerra, Investigadora de pós-doutoramento e Doutora Ana Sofia Varanda, investigadora de pós-doutoramento, ambas da Universidade de Aveiro.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida e os candidatos serão notificados por email até 15 dias após o fecho do concurso.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 30/10/2018 a 13/11/2018.

Todas as candidaturas devem ser enviadas por email para a Dra. Raquel Brito (email: raquelbrito@ua.pt), com menção à referência do projeto PTDC/BIM-MEC/1719/2014. A carta de candidatura deverá vir acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação, Curriculum Vitae, certificados de habilitações, uma carta de recomendação e outros documentos pertinentes para a apreciação da candidatura. 

imprimir
tags
outras notícias