conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 30 de outubro
Bolsa de Investigação para mestres em Bioquímica, Biotecnologia ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto PTDC/BTA-BTA/30914/2017 “Using biorefinery to value cyanobacteria pigments”, do Laboratório Associado CICECO (FCT UID/CTM/50011/2013), O projeto PTDC/BTA-BTA/30914/2017 (POCI-01-0145-FEDER-030914) é cofinanciado pelo FEDER através do POCI (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT,IP), na sua componente OE, nas seguintes condições:

Área Científica: Bioquímica, Biotecnologia, ou áreas afins

Requisitos de admissão: Mestrado em Bioquímica, Biotecnologia ou áreas afins, com média igual ou superior a 15 valores e experiência de investigação no uso de solventes alternativos como líquidos iónicos como solventes de extração de compostos de interesse industrial preferencialmente derivados de biomassa e experiência na preparação e uso de sistemas aquosos bifásicos.

 

Plano de trabalhos: O uso de líquidos iónicos tem-se mostrado promissor na extração seletiva de compostos bioativos de origem marinha, nomeadamente pigmentos. Estes representam uma alternativa mais eficiente, e por vezes sustentáveis, aos solventes convencionais. Para além das vantagens associadas ao seu uso enquanto solventes alternativos, os líquidos iónicos têm sido recorrentemente estudados como formadores de fase na preparação de sistemas aquosos bifásicos, os quais têm-se mostrado eficientes no desenvolvimento de novos processes de purificação.

Pretende-se no âmbito desta bolsa efetuar o estudo de diferentes soluções aquosas de líquidos iónicos como solventes de extração mais eficientes para a recuperação de diferentes pigmentos de uma cianobactéria selecionada. Pretende-se ainda que os líquidos iónicos selecionados como mais eficientes na extração seletiva dos pigmentos da cianobactéria, sejam posteriormente aplicados no desenvolvimento de sistemas aquosos bifásicos, os quais serão aplicados como técnicas de separação líquido-líquido para a purificação dos diferentes pigmentos dos respetivos contaminantes simultaneamente extraídos durante a etapa de extração sólido-líquido.

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011 e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Sónia Patrícia Marques Ventura.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses com início previsto em Novembro de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular com a respetiva valoração de:

1)      Habilitações literárias e média de licenciatura (50%)

    Média de mestrado+licenciatura                                                                                       (0-5 valores)

2)      Atividade científica desenvolvida anteriormente (50%)

Experiência laboratorial na aplicação de líquidos iónicos como solventes alternativos na extração de compostos bioativos e seu uso na formulação de sistemas aquosos bifásicos                                                                                                                                           (0-5 valores)

 

Composição do Júri de Selecção: Doutora Sónia Patrícia Marques Ventura (presidente), Doutora Ana Paula Mora Tavares (vogal), Doutora Mara Guadalupe Freire Martins (vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 de Outubro a 30 de Outubro de 2018

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio por correio eletrónico dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para Doutora Sónia Patrícia Marques Ventura, para o endereço spventura@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias