conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 25 de setembro de 2018
Bolsa de investigação para mestres em Bioquímica, Biotecnologia e Engenharia de Materiais.
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Mestre no âmbito do projeto Copromoção I&D Empresas intitulado “POTATOPLASTIC – Desenvolvimento de um composto bioplástico biodegradável à base dos subprodutos de batata” (POCI-01-0247-FEDER- 017938), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Área Científica: Bioquímica, Biotecnologia e Engenharia de Materiais.

Requisitos de admissão: Licenciatura em Bioquímica, Biotecnologia e Engenharia de Materiais com média igual ou superior a 14 valores; Mestrado em Bioquímica, Biotecnologia e Engenharia de Materiais, com média igual ou superior a 16 valores. As habilitações necessárias incluem:

- Experiência em área relevante para o tema do projeto;

- Interesse e motivação para desenvolver trabalho de investigação e desenvolvimento;

- Domínio escrito e oral da língua portuguesa e da língua inglesa;

- Capacidade de revisão de literatura científica e análise de dados;

- Bom relacionamento interpessoal, capacidade de comunicação, espírito de equipa e atuação pró-ativa.

Plano de trabalhos: O trabalho a realizar pelo bolseiro envolverá várias componentes no âmbito do desenvolvimento de um composto bioplástico biodegradável à base dos subprodutos da batata:

(i)    extração e caraterização dos constituintes dos subprodutos da batata;

(ii)   otimização de formulações de bioplásticos à base dos subprodutos da batata;

(iii)  caracterização dos materiais desenvolvidos;

(iv)  conversão das formulações desenvolvidas sob a forma de granulados e respetiva extrusão à escala piloto/industrial (tarefa a realizar nas instalações da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro-Norte e da Isolago).

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Idalina Gonçalves.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em novembro de 2018, eventualmente renovável até ao término do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: a) curriculum académico, com ênfase na experiência na área do projeto; b) experiência na área comprovada (dissertação de mestrado e/ou bolsas de investigação na área); c) trabalhos publicados (artigos em revistas internacionais, artigos em revistas nacionais, participação em conferências, outros trabalhos relevantes); d) outros méritos (formação complementar, atividades extracurriculares relevantes, etc.), com a valoração percentual de 30%, 40%, 20%, 10%, respetivamente.

Caso o júri não se considere apto a decidir utilizando os critérios descritos, poderá optar por realizar entrevista aos 3 melhores candidatos. Havendo lugar a entrevista, a valoração percentual será de 60% para a avaliação curricular e 40% para a entrevista.

Se, eventualmente, nenhum dos candidatos possuir o perfil adequado à natureza das tarefas a realizar e ao bom desempenho das mesmas, o júri de seleção reserva-se ao direito de não atribuir a bolsa a nenhum dos candidatos a concurso.

Composição do Júri de Seleção: Doutora Idalina Gonçalves (Presidente do Júri), Doutora Paula Ferreira e Professor Manuel António Coimbra.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados do processo de seleção serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Laboratório Associado CICECO, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 de setembro a 25 de setembro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Carta de motivação

- Curriculum vitae.

- Cópia do(s) certificado(s) de habilitações detalhados.

- Cópia do Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão.

As candidaturas deverão ser enviadas via email para idalina@ua.pt (Doutora Idalina Gonçalves).

imprimir
tags
outras notícias