conteúdos
links
tags
Conferências
Evento decorre na Universidade de Aveiro de 21 a 28 de julho
Colóquio sobre geologia africana homenageia Prof. Serrano Pinto
Colóquio sobre geologia de África sob o tema
Sob o tema “Africa: A key player for a better and sustainable world”, assente no tópico do desenvolvimento sustentável, está a decorrer no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico da Universidade de Aveiro (UA), de 21 a 28 de julho de 2018, o “27th Colloquium of African Geology (27 CAG) and 17th Conference of the Geological Society of Africa (GSAf17)” com o patrocínio da Geological Society of Africa. Estão inscritos 270 investigadores de 37 países. Este evento é também uma homenagem ao Professor Doutor Manuel Carlos Serrano Pinto que foi “Goodwill Ambassador of the Geological Society of Africa for Portugal”.

O Colloquium of African Geology é um encontro bienal organizado sob os auspícios da Sociedade Geológica da África (GSAf). Desde o primeiro colóquio em 1965, vários países acolheram este Colóquio, entre os quais se destacam a Suazilândia, o Zimbabwe, Marrocos, Moçambique, Tunísia, África do Sul, Etiópia e Tanzânia. Na Assembleia Geral da Sociedade Geológica de África (GSAf), realizada no 26º Colóquio, em 26 de novembro de 2016, no Centro Internacional de Conferências da Universidade de Ibadan, (Nigéria), foi atribuída a Portugal a organização do “CAG27/GSAf17, que decorrerá entre 21 e 28 de julho de 2018, cabendo à Universidade de Aveiro o acolhimento destes dois eventos.

Este evento será a uma oportunidade para dar continuidade e reativar os intercâmbios científicos entre investigadores de África e da Europa, em particular, e que desenvolvam trabalhos na área das Geociências e áreas afins. O tema do colóquio “Africa: A key player for a better and sustainable world”, assente no tópico do desenvolvimento sustentável de tão ampla discussão a nível mundial, pretende ser um estimulo à participação de investigadores (seniores e em início da carreira), estudantes (graduados e não graduados), organizações governamentais e não governamentais, empresas mineiras, associações e representantes das sociedades civis e políticas, assim como agentes de comunicação para temas tão estimulantes e diversos como os recursos geológicos, riscos geológicos e ambientais, ambiente e a saúde humana, educação e turismo em África.

A reunião contará com a presença de 270 investigadores de 37 países: Angola, Argélia, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil; Camarões, República Checa, República. Dem. Congo, República Dem. da Coreia, Egipto, Etiópia, França, Gâmbia, Alemanha, Gana, Itália, Quénia, Madagascar, Malaui, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Noruega, Portugal, Ruanda, Senegal, África do Sul, Sudão. Tanzânia, Togo, Tunísia, Reino Unido, Zâmbia e Zimbábue.

O programa científico compreende cinco conferências plenárias, proferidas por especialistas nacionais e internacionais, e a apresentação dum total de 248 comunicações e posters (165 apresentações orais e 83 apresentações em formato poster).

Mais informações: http://cag27.web.ua.pt/ .

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias