conteúdos
links
tags
Distinções
Edição de 2018 do Concurso Make Creative chega ao fim
"InCube" foi o projeto finalista e vencedor do Concurso Make Creative
Júri e premiados do Concurso Make Creative
O American Corner Media Lab da UA desafiou a comunidade a propor projetos inovadores e criativos e a desenvolvê-los com recurso a tecnologias como a modelação e impressão 3D, disponibilizadas nesse makers space. Os resultados foram apresentados a 17 de julho perante o júri. Foi atribuído o prémio desta edição ao Projeto "InCube".

Jorge Brandão é aluno do mestrado integrado em Engenharia Física, Bruno Brandão frequenta o mestrado integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e Rui Antunes está a desenvolver investigação e está inscrito no Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica. Têm em comum serem alunos da UA, serem oriundos da mesma freguesia do concelho de Arouca e pertencerem à equipa que ganhou o concurso Make Creative.

O projeto que desenvolveram foi designado de "InCube" e, como o nome indica, concretiza-se num cubo fechado e opaco que encerra um labirinto que se tenta percorrer com uma bola metática. É um quebra cabeças que procura estimular o raciocinio lógico, a capacidade de orientação e a memória. Este foi um dos quatro projetos propostos à edição de 2018 do concurso Make Creative, organizado pelo Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) e pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM), promovido no âmbito do projeto American Corner MediaLab com o apoio da embaixada dos EUA. O projeto desenvolvido pela equipa foi concretizado com o apoio técnico e acompanhamento dos recursos humanos e técnicos do Media Lab instalado no 4º piso da biblioteca da UA.

O júri composto por Mário Vairinhos, Óscar Mealha e Pedro Beça do DecA e Ana Bela Martins dos SBIDM foi unanime em reconhecer no "InCube" o potencial e capacidade de resolver um problema concreto, a originalidade e a necessária integração de conhecimentos e competências que o concurso pretendia promover.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias