conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 6 de junho, às 15h15, no Auditório Sousa Pinto
Metodologia para o ensino da matemática em cursos de engenharia
DMat na organização da CVIM''2013
Está agendada para 6 de junho mais uma palestra do Seminário MATEAS - Matemática: Ensino e Avaliação no (Ensino) Superior. Com o título "EduScrum - Metodologia para o ensino da matemática em cursos de engenharia", esta palestra terá início às 15h15, no Auditório Sousa Pinto (Departamento de Matemática), e será proferida por Eduarda Pinto Ferreira, docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

O  comportamento  do  estudante  deve  ser  melhorado  para  se  integrar  na  comunidade.  O  estudante  tem algumas  expectativas  em  relação  à  sua  experiência  de  ensino  superior.  A  escola  deverá  fornecer  diferentes processos adaptados ao seu perfil. 

O professor, como gestor do  processo de  aprendizagem, é sensível ao  potencial de cada aluno  e promove tarefas de grupo, nas quais o objetivo é alcançar sinergia entre todos. Nesta apresentação vamos refletir sobre a nova geração, a Geração  Z, e se o ensino superior  está preparado para a  aceitar. Será que os princípios do trabalho  do  CDIO  –  Conceive-Design-Implement-Operate  (www.cdio.org)  podem  ser  usados  para  produzir  a próxima geração de engenheiros, a Geração Z? O CDIO é um consórcio que definiu uma série de padrões a que se deve ter em atenção no ensino da engenharia. 

Existem algumas questões para as quais vamos tentar encontrar respostas: O CDIO é a estratégia ideal de ensinar engenharia a esses alunos? Esta estratégia está ajustada às necessidades e exigências do público, que está a chegar às nossas universidades?  Existe  uma  forte  relação  entre  o  SCRUM  aplicado  à  educação,  também  conhecido  como  o  EduScrum,  e  o CDIO.  

Desde 2008 que o ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto faz parte deste consórcio.  A  principal  filosofia  é  aprender  “saber  –  fazer”.  Considerando  que  a  motivação  dos  alunos  para  a  área  da Matemática é reduzida, tentou-se implementar aquela filosofia em algumas unidades curriculares nesta área.  Nesta apresentação, ir-se-á apresentar várias experiências pedagógicas que foram desenvolvidas desde 2014.

Todas essas experiências convergiram para o EduScrum como uma abordagem pedagógica. Esta estrutura de processos permite que os estudantes desenvolvam capacidade para fazer trabalho autónomo e responsabilidade no processo de aprendizagem, que anteriormente pertencia ao professor.

 

Auditório Sousa Pinto

6 de junho de 2018 às 15h15

Seminário financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2013. As sessões são gravadas e disponibilizadas em http://mateas.wikidot.com.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias