conteúdos
links
tags
Cultura
GrETUA assinala 39 anos de teatro, formação e criação cultural com programa de nove dias
“Nós falamos, as pessoas sabem ouvir-nos e sentem que falamos por elas. E não é isso a coisa mais linda?”
A produção do GrETUA Peignoir vai ser reposta nas comemorações dos 39 anos deste núcleo da AAUAv - foto de João Pedro Cardoso
“Julgamos que o resultado de 39 anos dificilmente poderia ser melhor.”, afirma, categórico, Bruno dos Reis, encenador, escritor, formador e diretor artístico do Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA). Por isso, em clima de orgulho pelo trabalho realizado, de 6 a 14 de abril decorre um diversificado programa comemorativo do aniversário do GrETUA.

Espaço GrETUA, Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), Mercado Negro, VIC-Aveiro Arts House, Museu da Cidade e Teatro Aveirense. Estes são os palcos da diversificada programação cultual que assinalará os 39 anos do GrETUA e que vai estender-se de 6 a 14 de abril. Desde teatro, com o Teatro Experimental do Porto e com a reposição da peça “Peignoir” do GrETUA, passando por concertos e exposições – por exemplo, a de João Fino que já foi ator e encenador no GrETUA - e até cinema – curtas metragens e um filme de Tiago Pereira - e debates – um deles, com o Reitor da UA e o presidente da AAUAv. Tem de quase tudo e para vários gostos, o programa comemorativo.

“O GrETUA teve fases muitíssimo boas, mormente quando o teatro académico estava em alta, no final dos anos 80 e inícios dos 90, ou durante os anos de muitos e variados prémios pela mão de João Fino e toda a gente que esteve com ele. Se somarmos a isso o grande impacto que está a ter no tecido cultural da região, percebemos que dificilmente se pode exigir a um núcleo académico que tenha melhores resultados, não só na área da produção artística como na formação de profissionais.”, explica Bruno dos Reis. O encenador acrescenta ainda: “É a maior plataforma de suporte dos jovens artistas da região, bem como um fortíssimo elo entre a Universidade e a Cidade. É hoje, esperamos, o local onde centenas de jovens se descobrem e a casa que os mais velhos há muito esperavam.” O núcleo da AAUAv é atualmente dirigido por João de Pantaleão e conta com a direção musical de Luís Masquete.

Quanto ao bom momento que o núcleo da AAUAv atravessa, honrando todo o trabalho feito antes, o encenador e formador refere que tanto as apresentações da mais recente produção teatral “Peignoir”, como a sua reposição durante os dias 6 e 7 de abril, ou ainda concertos recentes, esgotaram em muito pouco tempo. “Já o ‘Perguntem ao Porteiro’ havia esgotado dez salas em poucos dias, antes sequer de abrirmos portas pela primeira vez. Não há outra explicação: o que o GrETUA faz é muito bom. Somos visitados por profissionais do Teatro e das Artes que fazem centenas de quilómetros para nos ver, cada vez que estreamos um espetáculo. Soa quase a prepotência falarmos desta forma, mas não há outra explicação.”, assinala.

“Fazemos o que nos dá na gana, dizemos o que achamos que temos para dizer e de forma a que nos ouçam, nos compreendam e nos vejam. Se isto não for para comunicar, é para quê?”, pergunta o encenador. “Nós falamos, as pessoas sabem ouvir-nos e sentem que falamos por elas. E não é isso a coisa mais linda?”, comenta Bruno dos Reis, orgulhoso.

“De 6 a 14 de abril vamos estar em (ainda) mais constante celebração, desta vez pelo nosso 39º aniversário. Porque somos feitos de muitas coisas e pessoas diferentes, trouxemos uma programação o mais variada possível, para que haja algo para toda a gente”, propõe a organização. 

 

Programa “GrETUA’39”

GrETUA'39, sex 6 - Mr. Gallini + Ohxalá

GrETUA'39, sáb 7 - Mesa Redonda + Peignoir

GrETUA'39, dom 8 - Exposições e Sergey Onischenko

GrETUA'39, seg 9 - Jovens Curtas

GrETUA'39, ter 10 - Cantadores de Paris

GrETUA'39, qua 11 - Tia Graça

GrETUA'39, qui 12 - Killimanjaro

GrETUA'39, sex 13 - A Tecedeira Que Lia Zola

GrETUA'39, sáb 14 - Festa de Encerramento

(foto de João Pedro Cardoso)

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias