conteúdos
links
tags
Distinções
Rosário Domingues, Pedro Domingues e Ricardo Calado
Investigadores do CESAM e QOPNA editores da Marine Drugs - Marine Lipids 2017
Marine Drugs - Marine Lipids 2017
Os investigadores Rosário Domingues, Pedro Domingues e Ricardo Calado, pertencentes aos Centros de investigação QOPNA e CESAM, do Departamento de Química e do Departamento de Biologia, foram editores convidados do Volume Especial “Marine Lipids 2017” publicado pela prestigiada revista Marine Drugs

O Volume Especial  “Marine Lipids 2017” publicou um total de 10 artigos, que tiveram até à  data mais de 3,105 download e mais de 13,650  visualizações. Esta recetividade por parte da comunidade cientifica deste Volume Especial demonstra o interesse crescente que existe nos organismos marinhos como fonte de lípidos com elevado valor nutricional e propriedades bioativas. Estas propriedades bioativas permitem a  aplicação destas biomoléculas em inúmeras indústrias, nomeadamente da área alimentar, nutracêutica, cosmética e farmacêutica. O conhecimento cada vez mais detalhado do lipdoma dos organismos marinhos tem permitido a descoberta de novas aplicações biotecnológicas para estas biomoléculas.

“Marine Lipids 2017” destaca as mais inovadoras abordagens de lipidómica marinha, assim como as novas descobertas sobre o lipidoma de organismos marinhos, e dá ênfase a potenciais formas de valorização destas biomoléculas. Devido ao sucesso desta  edição especial, “Marine Lipids 2017”, será brevemente publicada em formato e-Book, pela editora MDPI (Suiça), estando já acordado com a editora a edição de novo Volume Especial sobre a mesma temática para 2019.

Rosário Domingues, Pedro Domingues e Ricardo Calado fundaram e coordenam o único Laboratório de Lipidómica Marinha do país, uma aposta que visa colocar a Universidade de Aveiro na vanguarda da nova Bio-Economia Azul, contribuindo para uma valorização inteligente e integral dos recursos biológicos marinhos endógenos.

imprimir
tags
outras notícias