conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Novo ciclo de palestras “Ciência Aberta às Escolas”
Palestra com Pedro Russo sobre “Astronomia e Sociedade”
Palestra com Pedro Russo sobre ¿Astronomia e Sociedade¿¿
Para o dia 5 de janeiro, às 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, está agendada uma palestra com Pedro Russo, docente na Universidade de Leiden, na Holanda. Nesta palestra destinada a alunos do 12º ano, serão abordados vários aspetos da importância da astronomia na nossa sociedade. Como em todas as palestras do ciclo “Ciência Aberta às Escolas”, também esta será transmitida em direto para uma escola da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Ciência Aberta às Escolas

“Ciência Aberta às Escolas” é o novo ciclo de palestras da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e consiste na realização de palestras mensais, de novembro’17 a maio’18, com oradores de diversas áreas científicas. As palestras destinam-se a alunos do 12º ano e serão apresentadas para alunos de escolas regionais e transmitidas em direto para alunos de escolas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Macau, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil).

A entrada é gratuita mas tem inscrição obrigatória para 234 427 053 ou fabrica.cienciaviva@ua.pt.

A próxima palestra intitula-se “Astronomia e Sociedade” e conta com Pedro Russo, docente na Universidade de Leiden, na Holanda, como palestrante convidado.

 

Palestra “Astronomia e Sociedade”

A Astronomia faz parte da história cultural e científica da humanidade, tendo por várias vezes revolucionado a nossa forma de pensar e ver o mundo. No passado, a astronomia foi usada por razões práticas, como medir o tempo ou navegar nos vastos oceanos. Hoje, os resultados do desenvolvimento científico e tecnológico da astronomia e áreas afins, têm vindo recorrentemente a transformar-se em aplicações essenciais para o nosso dia a dia: computadores, satélites de comunicação, GPS, painéis solares, internet sem fios e muitas outras aplicações tecnológicas.

Nesta palestra serão abordados vários aspetos da importância da astronomia na nossa sociedade.

 

Biografia de Pedro Russo

Pedro Russo obteve Licenciatura em Matemática/Física/Astronomia Aplicada e Mestrado em Geofísica, ambos pela Universidade do Porto, e doutorou-se no Instituto Max Planck para a Investigação do Sistema Solar, na Alemanha. Atualmente, é docente de astronomia e sociedade na Universidade de Leiden, na Holanda. É o Gestor Internacional do Projeto Internacional “FP7 EU Universe Awareness”. É também presidente do programa “Schools and Children Task Force” e vice-presidente da Comissão de Comunicação de Astronomia com o Público, ambos da União Astronómica Internacional. Foi o coordenador global do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009), onde coordenou o planeamento, implementação, execução e avaliação das atividades, projetos e eventos globais do AIA2009.

Antes de se dedicar à divulgação da ciência, focou a sua investigação na Monitorização de Vénus a bordo da Venus Express da ESA, tendo trabalhado com diferentes organizações internacionais, como a Europlanet (Rede Europeia de Ciências Planetárias), a União Astronómica Internacional, a União Europeia das Geociências e a Federação Internacional de Astronáutica. Foi divulgador de ciência no Observatório Europeu do Sul (Munique) e é editor-chefe da revista científica “Communicating Astronomy with the Public”.

 

 

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias