Ciência Aberta às Escolas
“Ciência Aberta às Escolas” é o novo ciclo de palestras da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e consiste na realização de palestras mensais, de novembro’17 a maio’18, com oradores de diversas áreas científicas. As palestras destinam-se a alunos do 12º ano e serão apresentadas para alunos de escolas regionais e transmitidas em direto para alunos de escolas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Macau, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil).
A entrada é gratuita mas tem inscrição obrigatória para 234 427 053 ou fabrica.cienciaviva@ua.pt.
A próxima palestra intitula-se “Astronomia e Sociedade” e conta com Pedro Russo, docente na Universidade de Leiden, na Holanda, como palestrante convidado.
Palestra “Astronomia e Sociedade”
A Astronomia faz parte da história cultural e científica da humanidade, tendo por várias vezes revolucionado a nossa forma de pensar e ver o mundo. No passado, a astronomia foi usada por razões práticas, como medir o tempo ou navegar nos vastos oceanos. Hoje, os resultados do desenvolvimento científico e tecnológico da astronomia e áreas afins, têm vindo recorrentemente a transformar-se em aplicações essenciais para o nosso dia a dia: computadores, satélites de comunicação, GPS, painéis solares, internet sem fios e muitas outras aplicações tecnológicas.
Nesta palestra serão abordados vários aspetos da importância da astronomia na nossa sociedade.
Biografia de Pedro Russo
Pedro Russo obteve Licenciatura em Matemática/Física/Astronomia Aplicada e Mestrado em Geofísica, ambos pela Universidade do Porto, e doutorou-se no Instituto Max Planck para a Investigação do Sistema Solar, na Alemanha. Atualmente, é docente de astronomia e sociedade na Universidade de Leiden, na Holanda. É o Gestor Internacional do Projeto Internacional “FP7 EU Universe Awareness”. É também presidente do programa “Schools and Children Task Force” e vice-presidente da Comissão de Comunicação de Astronomia com o Público, ambos da União Astronómica Internacional. Foi o coordenador global do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009), onde coordenou o planeamento, implementação, execução e avaliação das atividades, projetos e eventos globais do AIA2009.
Antes de se dedicar à divulgação da ciência, focou a sua investigação na Monitorização de Vénus a bordo da Venus Express da ESA, tendo trabalhado com diferentes organizações internacionais, como a Europlanet (Rede Europeia de Ciências Planetárias), a União Astronómica Internacional, a União Europeia das Geociências e a Federação Internacional de Astronáutica. Foi divulgador de ciência no Observatório Europeu do Sul (Munique) e é editor-chefe da revista científica “Communicating Astronomy with the Public”.