conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 17 de janeiro
Bolsa de Investigação (Mestre) na área da Ciência e Engenharia de Materiais
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre), no âmbito do projeto/instituição de I&D (Nanoheaters and nanothermometers playing together: towards applications in Brownian motion and hyperthermia / CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro), (PTDC/CTM-NAN/4647/2014 e POCI-01-0145-FEDER-016687), com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e, quando aplicável, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:
Texto do anúncio

Área Científica: Ciência e Engenharia de Materiais

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir Mestrado em Engenharia Física, Física, Engenharia de Materiais, ou áreas afins com a classificação mínima de catorze valores.

Plano de trabalhos: O projeto pretende fabricar nanoplataformas aquecedor-termómetro de alto desempenho permitindo uma monitorização contínua em tempo real da temperatura local. O aumento de temperatura provocado pelos nanoaquecedores pode ser induzido por luz, um campo magnético ou pelo plasmão de nanopartículas metálicas. As nanoplataformas aquecedor-termómetro vão ser aplicadas em terapias de hipertermia local. O desenvolvimento de ferramentas de aquecimento local com medida simultânea da temperatura é, também, crucial para revelar detalhes da transferência de calor e processos de difusão em escala nanométrica, como o movimento Browniano de partículas coloidais em um fluido.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Física, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica dos Professores Luís António Ferreira Martins Dias Carlos e Maria Rute Ferreira André.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em Janeiro de 2017.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: classificação do Mestrado, avaliação curricular, carta(s) de referência(s) e entrevista aos 3 primeiros classificados, com a respetiva valoração de 60 %, 20 %, 10 % e 20 %.

Composição do Júri de Selecção: Professores Luís António Ferreira Martins Dias Carlos (Presidente do Júri), Maria Rute de Amorim Sá Ferreira André e Doutor Carlos António Delgado Sousa Brites.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 3 de Janeiro de 2018 a 17 de Janeiro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de motivação, carta(s) de referência(s) e certificado de habilitações.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para lcarlos@ua.pt.
imprimir