conteúdos
links
tags
Cultura
Museu de Aveiro recebe evento dia 19 de novembro que começa pelas 21h00
Recital de Violino e Piano nos Festivais de Outono 2017
Nuno Soares e Youri Popov interpretam Freitas Branco no Museu de Aveiro
O recital pelo violinista Nuno Soares e pelo pianista Youri Popov, integrado nos Festivais de Outono 2017, promovidos pela Universidade de Aveiro (UA), será preenchido pela Obra para Violino e Piano de Luís de Freitas Branco (1890-1955). O recital decorre a 19 de novembro, pelas 21h00, no Museu de Aveiro. A entrada é gratuita.

A primeira obra do programa, a Sonata nº 1, foi composta pelo então jovem compositor, no verão de 1908, com o objetivo de participar num Concurso de Composição organizado pela Sociedade de Música de Câmara em Lisboa. Freitas Branco, inspirado pela Sonata de César Franck (principalmente do ponto de vista estrutural, uma vez que utiliza a forma cíclica para construir a sua Sonata), demonstrou também possuir uma linguagem musical bastante pessoal e requintada, obtendo dessa forma o primeiro prémio do Concurso. O violinista Francisco Benetó, como membro da Sociedade de Música de Câmara e elemento do júri do Concurso, presidido por Viana da Mota, foi o primeiro intérprete desta belíssima Sonata em junho de 1909 e fez também a estreia oficial da obra, a 20 de dezembro do mesmo ano, acompanhado pelo pianista José Bonet. 

A Segunda Sonata de Freitas Branco, concluída em outubro de 1928, vinte anos depois da Primeira Sonata, é uma obra que poderemos considerar de maior maturidade, principalmente porque exprime um ideal de música mais abstrato. Freitas Branco parece alhear-se das conveniências de escrita de cada um dos instrumentos, principalmente na parte do violino (que não só conhecia bem como praticou), para construir uma sonata bem assente no tradicional plano formal: quatro andamentos, que por sua vez podem ser tripartidos no habitual esquema A-B-A. É ainda de destacar a forma como alguns dos andamentos da sonata assentam num refinado e sofisticado modalismo.

O Prélude foi composto em 1910, mesmo ano em que Freitas Branco compôs Mirages, para piano, e o poema sinfónico Paraísos Artificiais. Aqui Freitas Branco explora uma série de texturas sonoras e bastante liberdade modulatória.

O duo tem planeada a gravação completa destas obras de Freitas Branco em 2018, para a etiqueta mpmp (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa). 

Nuno Soares

Violinista português licenciado pelo Royal College of Music (Londres). Aluno da classe de violino de Felix Andrievsky, estudou também viola com Brian Hawkins e direção de orquestra com Neil Thomson, obtendo em julho de 2000 o Prémio Dove, prémio atribuído pelo Royal College of Music ao melhor violinista do curso. Em maio de 2004 terminou o programa Master of Music in Performance do Cleveland Institute of Music, Estados Unidos, sob orientação dos professores Stephen Rose e William Preucil. Apresenta-se regularmente como concertista, em recitais de violino solo, ou acompanhado. É o diretor da Camerata Medina. Atualmente, é professor na Escola Profissional de Música de Espinho e na Universidade de Aveiro. É concertino da Orquestra Clássica de Espinho desde setembro de 2006 e da Atlantic Coast Orchestra desde a sua criação em 2015. Prepara o seu Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre a música de Francisco Benetó e a edição crítica da sua obra para as Edições AVA.

Youri Popov

Estudou música no Colégio Académico de Música do Conservatório de Moscovo com a eminente professora Vera Khoroshina, tendo posteriormente ingressado no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo onde trabalhou com o pianista e professor E. Malinin. A sua atividade de concertista começou quando era ainda estudante. Foi o primeiro intérprete do Concerto Nº 4 para piano e orquestra de Dimitri Kabalevsky com a Orquestra Filarmónica de Moscovo dirigida pelo maestro D. Kitaenko. Desde 1998 reside em Portugal. Desde 2001 que trabalha em duo com o violinista Nuno Soares, tendo juntos apresentado grande parte do repertório para estes dois instrumentos em dezenas de recitais. Com Nuno Soares integrou também o Trio e Ensemble Medina. Atualmente é professor acompanhador na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Programa – recital de Violino e Piano

19 de novembro, 21h00, no Museu de Aveiro

Nuno Soares, Violino Youri Popov, Piano

A. Primeira Sonata para violino e piano, Luís de Freitas Branco

I. Andantino

II. Allegretto Giocoso

III. Adagio Molto

IV. Allegro con fuoco

B. Segunda Sonata para violino e piano, Luís de Freitas Branco

I. Allegro

II. Scherzo

III. Andantino

IV. Allegro

C. Prélude para violino e piano, Luís de Freitas Branco

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias