conteúdos
links
tags
Campus
Debate sobre a promoção das tecnologias de informação e comunicação nos transportes públicos
Projeto CISMOB organiza o 3º encontro regional com stakeholders da região Centro
Cerca de 40 participantes de diversas entidades e instituições estiveram presentes no encontro
O 3º encontro regional com stakeholders da região Centro, realizado a 15 de novembro no contexto do Projeto INTERREG EUROPE CISMOB, teve como especial foco a promoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos transportes públicos, ferramentas importantes para soluções de mobilidade amigas do ambiente. Estiveram presentes cerca de 40 participantes de diversas entidades/instituições, incluindo municípios, comunidades intermunicipais, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, consultores e empresas do sector das TIC.

Após a abertura do evento e boas vindas dadas por Vitor Costa, diretor do Departamento de Engenharia Mecânica, os  participantes tiveram a oportunidade de se inteirarem de um exemplo de projeto de mobilidade urbana sustentável desenhado para o Município de Viseu e os objetivos do projeto INTERREG EUROPE Innova SUMP, e de várias propostas ligadas às TIC para assegurar o equilíbrio dentro do “ecossistema” de transportes.

A encerrar a primeira sessão, Jorge Bandeira apresentou os objetivos do projeto CISMOB e do encontro, salientando desafios que se podem apontar na Região Centro em termos de mobilidade sustentável e potenciais soluções a serem suportadas no quadro do programa operacional da região Centro 2020. Seguiu-se uma actividade em grupo  cujo objetivo foi compreender as perspetivas dos stakeholders locais, bem como estabelecer parcerias para impulsionar mudanças regionais. 

Nos três grupos de trabalho foram  discutidos tópicos relacionados com sistemas de bilhética inteligente e integrada, sistemas de informação em tempo real e gestão de dados e planeamento (open data). Da reunião surgiram diversas oportunidades de parceria entre os parceiros do projeto e os várias entidades intervenientes, nomeadamente a submissão de projetos-piloto para testar quais as melhores soluções TIC em termos de sustentabilidade económica e aceitação dos utentes. Foi abordada a necessidade de todas as unidades territorias do CENTRO com responsabilidade na concessão de transportes  adotarem polícas de open data comuns e standarizadas, a fim de estimular o desenvolvimento de aplicações  inovadoras pela sociedade civil.

imprimir
tags
outras notícias