conteúdos
links
tags
Bolsas
Bolsa de Investigação no âmbito da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (área da Química)
Estão abertas candidaturas para um lugar de Bolseiro de Investigação Científica no âmbito da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCV). A bolsa terá por finalidade a realização e o acompanhamento de projetos para a promoção da Cultura Científica e Tecnológica na área da Química, desenvolvidos pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro – Universidade de Aveiro. O objeto da bolsa será o desenvolvimento e a coordenação de conteúdos de química e a sua integração em actividades da Fábrica. A bolsa terá a duração de 12 meses.

Os destinatários da bolsa são licenciados na área da Química, com experiência superior a 5 anos em divulgação de ciência no âmbito da Química, para integração na equipa do Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCVA), apoiando a realização e o acompanhamento de projectos de divulgação de ciência desenvolvidos por este Centro.

Os objetivos a atingir pelo bolseiro serão os seguintes:

- Dinamização e acompanhamento de atividades, no âmbito da divulgação de ciência na área da química;

- Apresentação e preparação do show de química “Química por Tabela 2.0” (gestão e preparação dos reagentes e tratamento dos resíduos químicos);

- Coordenação das Valências “Mãos-na-massa”, “Babysitting de ciência”, “Química por Tabela 2.0” e das visitas de grupos à Fábrica

- Dinamização de atividades de química no âmbito da divulgação de ciência em eventos da FCCV em contexto de itinerância;

- Formação de monitores para as actividades de química desenvolvidas nos pontos anteriores;

- Desenvolvimento e implementação de Kits no âmbito da divulgação de ciência;

- Desenvolvimento de conteúdos informativos de natureza científica para os meios de comunicação social.

As componentes financeiras da bolsa são:

- Subsídio mensal de manutenção - setecentos e quarenta e cinco euros mensais (745€/mês).

- Seguro Social Voluntário – cento e vinte e quatro euros e setenta e um cêntimos mensais (124,71€/mês).

A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de transferência bancária.

 Os critérios de avaliação das candidaturas e respectivas valorações serão:

a)      a) Avaliação curricular (AC) - tendo por base a análise das habilitações académicas, formação e experiência profissionais, constantes do curriculum vitæ, priorizando a experiência em química no contexto de divulgação de ciência em centros de ciência e experiência nas funções descritas nos objectivos da bolsa.

b) Entrevista de avaliação de competências e perfil (EACP)

 

O resultado final será calculado mediante a aplicação da seguinte fórmula, numa escala de zero (0) a vinte valores (20):

CF = (AC +EACP) / 2, em que:        

         CF = Classificação Final         

         AC = Avaliação Curricular     

         EACP = Entrevista de Avaliação de Competências e Perfil

A Avaliação Curricular visa avaliar as aptidões profissionais dos candidatos, ponderando, de acordo com a Habilitação Académica de Base (HA), a Formação Profissional (FP) e a Experiência Profissional (EP) em divulgação de ciência no âmbito de centros de ciência ou instituições congéneres;

A pontuação da Avaliação Curricular obtém-se através da correspondente fórmula que se segue:         

           AC = (0,5 HA + 0,5 FP + 2,0 EP) / 3

O júri responsável pela selecção será constituído por: Prof. Doutora Ivonne Delgadillo, docente do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, Mestre Pedro Miguel Marques Pombo, docente do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e Doutora Isabel Correia, assessora de Direção da FCCV.

 

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, em Bolseiros/Modelo de Candidatura;

- Curriculum Vitae datado e assinado;

- Carta de apresentação/motivação;

- Certificados de habilitações de todos os graus obtidos, com média final, com as classificações obtidas em todas as disciplinas;

- Documentos comprovativos da experiência e formação profissionais.

 

O júri responsável pela selecção será constituído por: Prof. Doutora Ivonne Delgadillo, docente do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, Mestre Pedro Miguel Marques Pombo, docente do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e Doutora Isabel Correia, assessora de Direção da FCCV.

O prazo de recepção das candidaturas será de 15 a 29 de novembro de 2017.

A atribuição de bolsa tem por base o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio e o Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pelo Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto.

As candidaturas deverão ser dirigidas a: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro (ao cuidado de Isabel Correia) ou por correio electrónico para icorreia@ua.pt.

O resultado do processo de selecção será enviado por correio electrónico aos candidatos e divulgado na página electrónica da UA e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

imprimir
tags
outras notícias