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Ensino e Formação
De 23 de fevereiro a 21 de abril de 2018
Avaliação e intervenção psicológica no pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
A UNAVE promove, nos dias 23, 24 de fevereiro, 2, 3, 16, 17, 23, 24 de março, 13, 14, 20 e 21 de abril de 2018, a formação "Avaliação e intervenção psicológica no pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Até ao dia 23 de janeiro de 2018 usufrua de 20% de desconto ao efetivar/ pagar a sua inscrição.

Avaliação e intervenção psicológica no pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico

fundamentação

Os psicólogos Escolares e da Educação necessitam de efetuar avaliações psicológicas (desenvolvimentais, psicopatológicas, psicossociais) a crianças da educação pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, de modo baseado na evidência, elaborar avaliações no âmbito da CIF, relatórios para fins de intervenção e forense, bem como planear e/ou realizar intervenção.

objetivos gerais

– Adquirir competências de avaliação psicológica de crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico;

– Adquirir competências para elaborar relatórios e pareceres clínicos para fins psicoeducacionais e forenses.

objetivos específicos

– Ser capaz de efetuar exame do estado mental (psicopatologia) de crianças a frequentar educação pré-escolar e 1o ciclo do ensino básico;

– Ser capaz de avaliar fatores familiares da criança, usando recursos técnicos específicos;

– Ser capaz de avaliar o desenvolvimento e funções cognitivas com recurso a instrumentos validados;– Ser capaz de avaliar o desenvolvimento e problemas emocionais com recurso a instrumentos validados;

– Ser capaz de avaliar no âmbito da CIF a partir dos dados das avaliações anteriormente referidas;

– Ser capaz de elaborar relatórios fundamentados da avaliação psicológica efetuada para fins de intervenção psicoeducacional e forense;

– Ser capaz de elaborar planos de intervenção baseados nos resultados da avaliação, e incluir (quando necessário e solicitado) nos relatórios.

destinatários

O Curso destina-se a Psicólogos com cédula da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a trabalharem em estabelecimentos de ensino (ou com crianças) de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e psicólogos que em contexto privado ou institucional diferente do escolar façam ou pretendam fazer avaliações de crianças com idades entre os 3 e os 12 anos.

pré-requisitos

Ser psicólogo com cédula da OPP. Preferencialmente psicólogos a trabalharem em estabelecimento de ensino, pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.

coordenador e formadora

A coordenação técnico-pedagógica e a formação é da responsabilidade do doutor Carlos Fernandes da Silva, professor catedrático do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.Psicólogo clínico (Cédula no 6755 da OPP), doutorado em psicologia clínica pela Universidade de Coimbra. Docente universitário desde 1982, com experiência clínica hospitalar (CHUC), experiência de avaliação e intervenção psicológica e neuropsicológica em crianças e adolescentes. Coordenador Metodológico do projeto EPIS para o combate do insucesso escolar. Diretor do Programa Doutoral em Psicologia da Universidade de Aveiro. Coordenador do Centro de Investigação CINTESIS.UA (Polo de Aveiro). Coordenador do PsyLab (Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada) da Universidade de Aveiro. Formador acreditado com o no CCPFC/RFO-10845/00 pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Braga).

A formadora é Maria Dulce Ramos Carvalho, licenciada em psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, mestrado em psicologia do desenvolvimento, dissertação apresentada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em 2012.

Experiência profissional em clinicas privadas, fazendo consulta de psicologia, com avaliação de desenvolvimento, despiste de situações problemáticas e encaminhamento, orientação escolar e acompanhamento psicológico, tendo como objetivos: restabelecer e otimizar o processo cognitivo-emocional da criança/adolescente (e adulto); facilitar a compreensão dos seus problemas e procurar juntamente com ela, os recursos pessoais para lidar com as suas dificuldades; desenvolver formas de ação facilitadores do bem-estar e ajudar na resolução das questões preocupantes dificultadoras do desenvolvimento saudável. Contribui para a identificação de áreas fortes e menos fortes, orientando e sugerindo o desempenho de atitudes e comportamentos que promovam um maior equilíbrio ao longo de todo o ciclo vital, em parceria com a família (e outros).

Enfermeira desde 1988, com especialidade de saúde infantil e pediátrica desde 1997 a desempenhar funções no Serviço de Ortopedia e Neurocirurgia do Departamento Pediátrico, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, sendo elemento de referência em vários projetos institucionais.

Ver do curso > http://www.unave.pt/?formacao=avaliacao-e-intervencao-psicologica-no-pre-escolar-e-1o-ciclo-do-ensino-basico

Para mais informações contactar:

Dulce Alegria

dulce.alegria@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

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