conteúdos
links
tags
Campus
Esta quarta-feira, dia 1 de novembro
Plataforma de televisão interativa dirigida a séniores em destaque no "90 segundos de ciência"
Telmo Silva, docente do Departamento de Comunicação e Arte da UA e investigador no CIC.Digital (Grupo Digimedia)
Telmo Silva, docente do Departamento de Comunicação e Arte da UA e investigador no CIC.Digital (Grupo Digimedia), é o convidado desta quarta-feira, 1 de novembro, do programa da Antena 1 “90 segundos de ciência” . O investigador vai apresentar a plataforma de televisão interativa (iTV) que está a desenvolver e que pretende enriquecer, automaticamente, a experiência televisiva dos séniores portugueses com a integração de conteúdos sobre serviços públicos e sociais. O programa vai para o ar às 18h58, repetindo no dia seguinte, pouco antes do noticiário das onze da manhã.

Considerando as especificidades dos séniores, necessidades e expectativas na utilização de serviços públicos, como o das finanças e o da segurança social, o investigador Telmo Silva está a desenhar, implementar e validar uma aplicação de iTV, para set-top-boxes, destinada a enriquecer a emissão televisiva com conteúdos informativos, personalizados segundo o perfil do utilizador (idade, localização geográfica, quadro clínico, entre outros).

Imagine-se o cenário em que o regime de imposto sobre o rendimento é alterado (por exemplo: as pessoas com mais de 66 anos passam a poder beneficiar de um desconto mediante a entrega de uma declaração).

Utulizando este serviço, esta informação poderá chegar aos seniores, enquanto estes veem televisão, através de um overlay gráfico sobre a emissão televisiva, surgindo um alerta informando que, dentro de momentos, irá ser transmitido um conteúdo informativo. A informação pode ser, ainda, transmitida tomando, por breves instantes, o lugar da transmissão televisiva, no caso do utilizador não pressionar nenhum tecla do telecomando destinada a cancelar o conteúdo informativo.

O programa “90 segundos de ciência” é coordenado por António Granado e Paulo Nuno Vicente, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH NOVA), e Joana Lobo Antunes, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), e conduzido por Adriano Cerqueira, do ITQB NOVA. Duas vezes por dia, antes das onze da manhã e antes das sete da tarde, de segunda a sexta, o programa dá voz aos investigadores portugueses nas áreas mais diversas, dando a conhecer a ciência que se faz em Portugal e incrementando a literacia científica da população portuguesa.

Após a emissão, os programas são disponibilizados em http://www.90segundosdeciencia.pt, com mais material multimédia sobre cada um dos projetos e investigadores convidados.

imprimir
tags
veja também