conteúdos
links
tags
Cultura
Festivais de Outono 2017 estão no Museu de Aveiro a 26 de outubro, pelas 21h30
Recital dá a ouvir a delicadeza da poesia pela voz e pelo piano
O Museu de Aveiro recebe os Festivais de Outono 2017 a 26 de outubro
Um recital de Canto e Piano com canções de Frederico de Freitas e de Jorge Gonçalves que compôs com base em poemas chineses e ainda peças de Schubert, constituem a próxima etapa dos Festivais de Outono 2017 (FO2017). Jorge Gonçalves, ao piano, e Daniela Matos, canto, conduzem um recital que é uma viagem pelas delicadezas da poesia e da música. Esta etapa da iniciativa promovida pela Universidade de Aveiro (UA) está marcada para 26 de outubro, às 21h30, no Museu de Aveiro – Santa Joana.

Jorge Gonçalves e Daniela Matos conheceram-se na UA.  Fruto duma grande cumplicidade e união de sensibilidades artísticas, foram desenvolvendo uma vontade de dar continuidade ao seu trabalho em conjunto levando-o a vários palcos. Daniela e Jorge apreciam a música com um caráter delicado onde esta alcança a capacidade de pintar quadros de emoções humanas.

Nesse contexto, Schubert adquire uma relevância especial pela sua capacidade de aliar a riqueza emotiva da poesia às subtilezas duma voz humana delicada e um piano de sonoridade marcadamente doce. Pela especial ligação da UA ao compositor Frederico de Freitas, foi um curto passo até este grupo se interessar pela música deste compositor português.

Para além de peças de Schubert, neste recital dos FO2017, serão interpretadas três canções de Frederico de Freitas compostas em meados do Século XX, onde o compositor explora uma grande variedade de atmosferas e emoções, e quatro canções compostas por Jorge Gonçalves para soprano e piano, com base em quatro poemas de amor chineses da autora Li Ye (traduzidos para português).

Festivais de Outono 2017 – Recital de Canto e Piano

Museu de Aveiro – Santa Joana, 26 de outubro, 21h30

 

Programa

Jorge Gonçalves, piano

Daniela Matos, canto

Ciclo para Canto e Piano – Frederico de Freitas 

Muda é a noite 

Límpido é o teu olhar 

O ramo de violetas 

Quatro canções sobre poemas chineses – Jorge Gonçalves 

Adeus em uma noite de lua 

Canto de Saudade 

Doente junto ao lago 

Para os salgueiros junto ao rio 

7 Lieder de Schubert 

Schäfers Klanglied - D 121 

Gesänge des Harfners - D478 

Jägers Abendlied – D 368 

Heidenröslein – D 257 

Ganymed – D 544 

Suleika I – D 720 

Gretchen am Spinnrade – D 118 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias