conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 20 de outubro
Escolas de Design reúnem-se na UA para debater desafios futuros
Escolas de Design reúnem na UA para debater desafios futuros
Uma reunião de Escolas de Design (REDE) do ensino superior português realiza-se esta sexta-feira, dia 20 de outubro, a partir das 09h30, na sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA). A iniciativa REDE surge da constatação, partilhada por um grupo de docentes, que o ensino do design, centrado no projeto, merece ser repensado, assim como a repercussão da disciplina e da profissão no tecido sócio-económico português.

Para tal, a rede pretende constituir-se como um espaço de debate entre todas as escolas de design em Portugal. Espaço onde se identifiquem questões que, registando as preocupações do presente, se transformem nos desafios do futuro próximo.

Não se pretende construir uma listagem de regras, mas antes uma base de trabalho e de reflexão, que se traduza num documento, e que possa ser referência para quem faz, ensina e investiga em design

Para esta primeira REDE foram identificadas e convidadas a participar 38 escolas do ensino superior, universitário e politécnico, privado e público. Ao longo do dia a reunião será realizada apenas com os representantes das escolas e membros das comissões executivas e científicas.

Este Encontro será realizado no dia 20 de Outubro de 2017, a partir das 09h30, na sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro, estando a sessão de encerramento prevista para as 16h45. Nesta sessão pública de encerramento de verão ser apresentadas as linhas gerais dos temas debatidos, ancorados no triângulo: Educação/Ensino; Pesquisa/Investigação; e Transferência/Comunidade.

De salientar o carácter inclusivo desta reunião, fazendo questão de convidar todas as escolas do ensino superior em design, garantindo a possibilidade de haver pelo menos um conhecimento de que escolas operam no ensino superior, onde e com que percursos.

A organização foi assegurada por um grupo inicial de seis professores: Rui Costa e Vasco Branco, da Universidade de Aveiro; Raul Cunca, da Universidade de Lisboa; Afonso Borges, da Univ da Beira Interior; Ana Catarina Silva do IPCA (Instituo Polit. do Cávado e do Ave); e António Modesto, da Universidade do Porto.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias