conteúdos
links
tags
Desporto
Dois Campeões zonais, dois segundos lugar e um terceiro
Judo da AAUAv em destaque no Campeonato Zonal do Norte
AAUAv conseguiu dois campeões zonais, dois segundos lugar e um terceiro
Dois Campeões zonais, dois segundos lugar e um terceiro, torna equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) a melhor classificada de Aveiro. Eis o balanço da participação do Judo da AAUAv no Campeonato Zonal para o escalão sénior que decorreu em Gouveia, a 14 de outubro. Esta prova, a mais importante deste escalão na Zona Norte, servia de apuramento direto para o Campeonato Nacional do escalão, e contava com atletas dos distritos de Aveiro, Viana do Castelo, Porto, Braga, Viseu e Guarda.

A AAUAv, com oito atletas inscritos, era o clube aveirense mais representado nesta prova.

Destaque para Emanuel Martins, que treina na AAUAv e representa o SC Sabugal, que conquistou o título de Campeão Zonal da categoria de -60Kg. Com combates de elevada qualidade, o aluno da Universidade de Aveiro foi superior a todos os seus adversários.

Na mesma categoria de peso ainda se encontrava em prova Daniel Afonso. O atleta da AAUAv só perdeu para o seu colega de treino num combate emotivo e bem disputado, arrecadando assim a medalha de bronze na categoria.

Quem também conquistou a medalha de ouro e o título de Campeã Zonal foi Maria Francisca Damas, na categoria de -63Kg. Esta atleta, apesar de falta de adversárias, conquistou a medalha e o título em disputa. Maria Inês Sousa, atleta que também treina na AAUAv e defende as cores do Dinamo C. Estação de Viseu, conquistou o segundo lugar na categoria de -57Kg. Com dois combates bem disputados, onde vendeu cara a sua derrota, a atleta que treina na AAUAv conquistou a o segundo lugar final.

Também atleta de um clube de Viseu, Judo Clube de Viseu, mas que pratica a modalidade na AAUAv, Tiago Amarala ficou-se pelo 3º lugar final na categoria de -100Kg. Numa categoria muito superior à que deveria competir, o atleta deu o seu máximo, demonstrando boas qualidades técnicas e tácticas.

Já na categoria de -90Kg, a mais disputada da prova, a AAUAv contou com três atletas. Destaque para Sérgio Cunha, que apesar de veterano ainda foi dar uma perninha nos séniores, não deixando por mãos alheias os seus créditos. Com e combates de excelente nível, a forma física ditou o seu afastamento da meia-final no último combate. Já Sérgio Machado e João Martins disputaram os seus combates com valentia. Sendo os dois atletas menos graduados da prova, demonstraram bons promenores, o que deixa adivinhar um futuro risonho para os atletas.

António Costa, treinador da AAUAv, que neste caso era também o diretor de prova, destaca o feito alcançado pelos seus pupilos. “Trouxemos uma boa equipa. Houve atletas que não puderam vir competir, mas que certamente, na próxima prova vão estar presentes. Estes atletas treinam todos connosco, e é um orgulho vê-los evoluir. Os dois títulos, da Francisca e o Emanuel, e as medalhas do Daniel, da Maria Inês e do Tiago, são sinónimo de que o trabalho está a ser bem feito. O Sérgio Cunha demonstrou ser um guerreiro, não fosse ele um ex-militar. Garra, determinação e entrega não lhe faltaram. Foi pena o último combate não ter corrido como esperavamos. O Sérgio Machado fez a sua estreia em provas, e o João Martins fez a sua segunda prova de Judo. Foram excelentes e estão de parabéns pois demonstraram entrega e muitos promenores bons e interesantes para serem trabalhados brevemente”.

imprimir