conteúdos
links
tags
Distinções
Liliana Vale Costa e Ana Isabel Veloso
Investigadores do DIGIMEDIA premiados com ‘Best Paper Award’ na Irlanda
Investigadores do DIGIMEDIA premiados com ¿Best Paper Award¿ na Irlanda
O artigo "Co-design de um jogo enquanto estratégia de aprendizagem para o envelhecimento ativo: o caso JUMP", da autoria da aluna do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, Liliana Vale Costa, e sua orientadora Ana Isabel Veloso, docente e investigadora do DECA-UA, foi premiado com o ‘Best Paper Award+, na Conferência Internacional de Simulação e Inteligência Artificial em Jogos “GAME ON'2017”, que decorreu no início de setembro, na Irlanda.

De 6 a 8 de setembro, um grupo de académicos e profissionais da indústria reuniu-se para discutir temas como Metodologia e Design de jogos, Design de Jogos e Gamification, Inteligência Artificial em Jogos, Serious Gaming, Realidade Virtual em Jogos e Personagens de Jogo.

O artigo ali premiado, apresentado por Liliana Costa, aluna do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, ministrado em conjunto pela Universidade de Aveiro e do Porto, propõe um modelo para envolver os utilizadores no processo de design de jogos que visem um envelhecimento ativo e estilos de vida saudáveis.

Este modelo tem por base um estudo empírico realizado com 33 adultos com 50 ou mais anos no processo de co-design de um jogo. O trabalho empírico envolveu um conjunto de técnicas de recolha de dados, como questionários, discussões em grupo e observação participante. Os resultados mostram que a entrevista contextual, a construção de possíveis cenários, workshops de futuro e avaliação cooperativa revelaram ser adequados para: (a) alinhar os objetivos de aprendizagem e mudanças comportamentais às missões de jogo; (b) corresponder os desafios às capacidades dos jogadores, e (c) definir o tipo de conflito de jogo e recursos a serem utilizados sem comprometer a autoria e o papel do designer/artista na conceção e design de jogos.

O envolvimento dos participantes no processo de design do jogo JUMP é descrito como exemplo da aplicação do modelo proposto. Este estudo faz parte do projeto de doutoramento SeriousGiggle – Jogos Sérios para ativar um envelhecimento e estilo de vida saudáveis, financiado pela FCT e FSE - SFRH / BD / 101042/2014.

É de referir que os autores gostariam de expressar sua gratidão a todas as entidades envolvidas que contribuíram para a qualidade deste trabalho: especialistas que validaram as sessões de conteúdo e co-design do jogo, alunos de Novas Tecnologias de Comunicação (NTC) que os autores orientaram durante o projeto final de licenciatura e as Universidades de Terceira Idade que concordaram em participar no projeto: Universidade Sénior Gafanha da Nazaré, Academia de Saberes de Aveiro, Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e Universidade Sénior de Águeda.

 

Sobre os autores

Liliana Vale Costa é aluna do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, programa doutoral conjunto da Universidade de Aveiro e Universidade do Porto. Ana Isabel Veloso,  sua orientadora, é professora e investigadora no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DECA-UA). Ambas têm investigado ao longo dos últimos anos a interação mediada por computador e o processo de envelhecimento pelo que viram neste prémio o reconhecimento da sua dedicação e entrega à investigação.

Mais  sobre o Centro de Investigação DIGIMEDIA - http://digimedia.web.ua.pt/

Sobre a Conferência GAME ON’ 2017 – https://www.eurosis.org/cms/?q=taxonomy/term/391

imprimir
tags
outras notícias