conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 7 a 20 de setembro de 2017
Bolsa de Técnico de Investigação (M/F) para licenciados em Engenharia do Ambiente
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação (BTI - Licenciado) no âmbito de Protocolo celebrado entre a Direção Geral dos Recursos Naturais e Marítimos (DGRM) e a Universidade de Aveiro (UA), no âmbito do projeto de Avaliação Ambiental do Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional.

Área Científica: Engenharia do Ambiente.

Requisitos de admissão obrigatórios (requisitos cumulativos e sob risco de exclusão): O candidato deve possuir Licenciatura em Engenharia do Ambiente e participação comprovada em estudos de avaliação ambiental.

Requisitos preferenciais:

- Experiência de participação em projetos de cooperação com a sociedadeno domínio técnico da gestão integrada das zonas costeiras e marinhas;

- Experiência de profissional em estudos de monitorização ambiental e na elaboração de estudos de impactes ambiental/ avaliação ambiental;

- Competências de utilização de Sistemas de Informação Geográfica, na área de modelação espacial;

- Possuir capacidade de iniciativa, autonomia, comunicação e de trabalho em equipa;

- Domínio da língua inglesa (falado e escrito).

Plano de trabalhos: A bolsa terá por finalidade a participação num estudo de Avaliação Ambiental, em particular:

- Analisar as principais metodologias de AA de projetos e políticas nas zonas costeiras e marinhas;

- Analisar o processo de implementação do OEM e a sua coordenação com as políticas setoriais;

- Analisar as interações mar-terra e a relação entre o OEM e a GIZC;

- Participar nas tarefas nas reuniões da equipa com o promotor e os diferentes atores;

- Participar na elaboração de relatórios técnicos;

- Apoiar na organização e acompanhar os workshops, seminários e reuniões desenvolvidos no âmbito do protocolo.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Prof.ª Doutora Maria de Fátima Lopes Alves.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto para outubro de 2017, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até termo de execução do protocolo.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 745,00EUR, conforme tabela dos montantes das bolsas atribuídas pela Universidade de Aveiro (Anexo III do Regulamento n.º 341/2011, de 20 de Maio), e de acordo com a tabela de bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia no País. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Análise curricular: curriculum científico (30%); Experiência de participação em projetos de cooperação com a sociedade no domínio técnico da gestão integrada das zonas costeiras e marinhas (20%); Experiência de profissional em estudos de monitorização ambiental e na elaboração de estudos de impactes ambientai/ avaliação ambiental (20%); experiência comprovada no uso de SIG (15%); capacidade de comunicação, leitura e escrita em inglês (15%). Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á uma entrevista aos melhores candidatos (entre 3-5).

Composição do Júri de Seleção: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Lopes Alves, Professora Auxiliar com Agregação (Presidente), Doutora Lisa Pinto de Sousa, Bolseira Pós-doutoramento e Doutor Adriano Quintela, Bolseiro Pós-doutoramento, todos da Universidade de Aveiro.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto, para apresentação de candidaturas, no período de 07/09/2017 a 20/09/2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta/e-mail de candidatura, utilizando o formulário de candidatura a bolsas de investigação disponível em https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação; Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado; Cópia simples do(s) Certificado(s) de Habilitações e de preferência, uma ou duas cartas de recomendação, com contacto do emissor.

As candidaturas, dirigidas à Presidente do Júri, devem ser enviadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para o endereço dao-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc para malves@ua.pt, com indicação da referência do projeto no assunto, da seguinte forma: BTI/PSOEM/DAO/2017 e acompanhada dos documentos referidos anteriormente.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Publicação: 07/09/2017

imprimir
tags
outras notícias