conteúdos
links
tags
Campus
A Fisioterapia em realce na ESSUA
Dia Mundial da Fisioterapia assinala-se a 8 de Setembro
Comemora-se dia 8 de Setembro o dia mundial da Fisioterapia. Trazer esta área a debate e divulgá-la são propósitos da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), não só pela sua importância, mas também por tratar-se de uma das suas apostas. Ano após ano, a licenciatura em fisioterapia tem vindo a preencher integralmente as suas vagas, e este mês arranca o novo mestrado em Fisioterapia com dois ramos (Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Musculosquelética). Em novembro, a UA acolherá o X Congresso Nacional de Fisioterapeutas.

A Fisioterapia é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma profissão de saúde, responsável por avaliar, planear e implementar programas de reabilitação (individual ou em grupo) com o propósito de melhorar ou restaurar a função motora e potenciar e/ou maximizar o movimento.

A intervenção do fisioterapeuta alinha-se conceptualmente com o modelo de saúde proposto pela OMS na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Neste sentido, o fisioterapeuta, sendo o profissional de saúde com diferenciação técnica e científica para a promoção da saúde e funcionalidade na área da função e disfunção do movimento, interage com o indivíduo e com o contexto em que o indivíduo se insere, visando promover a capacidade, o desempenho, a qualidade de vida e o bem-estar. Assim procura contribuir, de modo decisivo, para a melhoria da condição de saúde do indivíduo, do grupo e/ou população.

A Fisioterapia é a terceira maior profissão em Portugal, existindo, atualmente, cerca de 10.000 fisioterapeutas no nosso país. A nível internacional, através da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation of Physical Therapy), esta profissão integra a Aliança Mundial das Profissões da Saúde (WHPA - World Health Professions Alliance), a organização internacional que representa os organismos mundiais de cinco profissões de saúde - enfermeiros, médicos, médicos dentistas, fisioterapeutas e farmacêuticos. A WHPA é, neste momento, a maior organização mundial para os profissionais de saúde. Através daquelas cinco confederações mundiais, representa mais de 600 organizações nacionais filiadas, dando voz a cerca de 26 milhões de profissionais de saúde em mais de 130 países. Questões relacionadas com a regulação do exercício profissional, com a prática colaborativa e com a qualidade dos serviços estão na agenda daquela organização.

A nível nacional, a Fisioterapia é representada pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, fundada em 1960.

O tema do ano 2017 é “Atividade Física para a vida”, mote para a aposta na atividade física e no exercício terapêutico. Através do aconselhamento e desenvolvimento de programas de exercício terapêutico ajustado a diferentes idades e situações clínicas o fisioterapeuta poderá ajudar a atingir as metas recomendadas de atividade física. A atividade física melhora a função cardiorrespiratória e a condição muscular e reduz o risco de várias doenças nomeadamente as cardiovasculares e a diabetes tipo II.

Este ano, e pela primeira vez, a Universidade de Aveiro irá acolher o X Congresso Nacional de Fisioterapeutas, entre 10 e 12 de Novembro, sob o tema “Qualidade – um compromisso da Fisioterapia”. O evento conta com o apoio da UA e da ESSUA e com grande participação dos seus docentes da área da fisioterapia , tanto na organização como na comissão científica esperando que a participação de centenas de profissionais e a reflexão criada neste encontro contribuam para enriquecer os participantes mas também para gerar e disseminar conhecimento que permita melhores práticas e mais saúde para toda a população.

Andreia Rocha, Assistente Convidada ESSUA, Comissão Organizadora X CNF

Rui Costa, Diretor ESSUA, Comissão Organizadora X CNF

imprimir
tags