conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
De 29 de setembro de 2017 a 27 de janeiro de 2018
Curso de Formação para Executivos em Unidades de Saúde
A UNAVE promove, em regime presencial e pós-laboral, o "Curso de Formação para Executivos em Unidades de Saúde". Está agendado para decorrer de 29 de setembro de 2017 a 27 de janeiro de 2018. Inscreva-se!

Curso de Formação para Executivos em Unidades de Saúde

Objetivos do curso

A gestão das unidades de saúde tem níveis de complexidade superiores face à grande maioria das outras organizações pela diversidade de saberes, de tecnologias, interesses e motivações e pelas elevadas expetativas que os doentes depositam nestas instituições.Por esta razão a gestão destas organizações, ao nível do topo mas também ao nível intermédio, exige profissionais competentes e com os conhecimentos necessários e suficientes para uma gestão eficaz, produtiva e eficiente.A Formação de Executivos em Unidades de Saúde pretende dotar os profissionais de saúde desses conhecimentos por forma a enfrentarem os desafios que a gestão das unidades de saúde apresenta.Este é, assim, um programa de formação que apresenta os alicerces fundamentais para conhecer o sector da saúde ao nível macro e as especificidades da gestão das unidades de saúde, dotando os formandos das competências necessárias para em qualquer altura assumir funções dirigentes na organização.Pretendemos preparar os atuais e os futuros lideres na gestão de unidades de saúde garantido qualidade, cuidados de saúde centrados no doente e excelência organizacional.

Destinatários

O programa de Formação de Executivos em Unidades de Saúde destina-se a profissionais de saúde que pretendam adquirir e desenvolver competências em Gestão, e a outros profissionais que, trabalhando no setor da Saúde ou pensando nele vir a trabalhar, pretendam compreender melhor as suas especificidades.Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior, sendo a seriação de candidatos baseada na apreciação curricular e profissional do candidato.

Coordenador e equipa de formadores

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de:

– Prof. Nelson Fernando Pacheco da Rocha, Professor Catedrático do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e diretor de curso do Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Saúde.

– Dr. Luis Filipe Ferreira da Cruz Matos, Administrador Executivo do Conselho de Administração da Saúde da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Vogal do Conselho Executivo no Hospital da Prelada e Docente Universitário na Universidade Lusíada do Porto e na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

A equipa de formadores é constituídaa por:

Luís Matos, é mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Pós-Graduado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública e Licenciado em Administração e Gestão de Empresa pela Universidade Católica no Porto.Atualmente é Administrador Executivo do Conselho de Administração da Saúde da Santa Casa da Misericórdia do Porto e Vogal do Conselho Executivo no Hospital da Prelada. Ao longo destes 17 anos de carreira desempenhou funções dirigentes no Conselho Diretivo da ACSS e nos Conselhos de Administração do Centro Hospitalar Trás-Os-Montes e Alto Douro, de Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e do Hospital de Aveiro. De novembro de 2011 a março de 2014, foi gestor da PPP do Hospital de Braga na Administração Regional do Norte, I.P. Exerceu ainda as funções de Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar do Porto e na ULS de Matosinhos. Docente Universitário na Universidade Lusíada do Porto e na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

 Francisco Rocha Gonçalves, é economista e gerente especializado em economia de tecnologias da saúde. É, desde 2011, membro executivo do Conselho de Administração no Instituto Português de Oncologia (IPO-Porto). Antes de desempenhar este papel, foi durante mais de 10 anos, consultor em avaliação em economia de tecnologias da saúde/ farmacoeconomia, tendo trabalhado com algumas das principais empresas farmacêuticas nacionais e internacionais na valorização estratégica e financeira da sua oferta, bem como com instituições académicas e outros projetos de investigação.Para além da sólida formação académica – é doutorado em Gestão (ISEG–Universidade de Lisboa), licenciado e mestre em Economia (FEP–Universidade do Porto) –, e da experiência de trabalho significativa, hoje no maior Centro de Oncologia em Portugal, o IPO-Porto, está comprometido com a instituição no desenvolvimento do seu potencial estratégico.Na vertente académica, é atualmente professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na Universidade de Lisboa. Tem várias publicações e participa regularmente em encontros nacionais e internacionais nas suas áreas de interesse.

Carlos Pinho, é professor associado com agregação do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro. Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela, tem ministrado diversos cursos de mestrado e pós-graduação na área das Finanças e exercido atividade de consultoria nesta área, sendo, ainda, autor de diversos livros neste domínio.

Andreia Vitória, é licenciada e Mestre em Gestão pela Universidade de Aveiro (UA). Tendo recebido uma Bolsa Individual de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, doutorou-se em Engenharia e Gestão Industrial, na mesma instituição. Trabalhou durante vários anos na banca de investimento, desempenhando atualmente funções docentes no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da UA. A sua investigação envolve a gestão de recursos humanos, o comportamento organizacional e a liderança.

António Costa, é licenciado em Gestão e Engenharia Industrial com distinção pela Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia. Iniciou atividade no Kaizen Institute em 1999 sendo atualmente Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe.Nos últimos anos tem estado essencialmente focado na coordenação e desenvolvimento de novas áreas bem como na gestão de projetos globais de grande dimensão nos Serviços, Retalho e Saúde.Tem uma vasta experiência em processos de mudança cultural e iniciativas de Transformação Kaizen Lean.

Jorge Félix, é licenciado em ciências farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e mestre em Economia da Saúde pela Universidade de York, Inglaterra. É diretor e economista da saúde sénior da Exigo desde 2001. Entre 200 e 2001 exerceu funções de economista da saúde no INFARMED. Coordenou vários estudos de medidas regulamentares do sector da saúde, destacando-se “Sistema de pagamentos e de formação dos preços pagos às unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde” (Tribunal de Contas), “Valor social e económico das intervenções em saúde pública dos farmacêuticos nas farmácias em Portugal” (Ordem dos Farmacêuticos); “Patient Blood Management (PBM) em Portugal: Implicações para a saúde pública e consequências económicas (Anemia Working Group Portugal). Tem vasta experiencia de ensino sendo responsável pela módulo “Pharmacoeconomics in Cancer Treatment” do Mestrado de Oncobiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

António Tavares, é licenciado em Direito e Doutor em Ciência Politica, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona do Porto, onde é diretor da licenciatura em Ciência Politica e Estudos Eleitorais, e auditor de defesa nacional. Entre 1985 e 1991 foi Deputado à Assembleia da República. Tem desempenhado vários cargos de responsabilidade como membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social, Presidente da TecParques–Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Auditores de Defesa Nacional, Presidente do Clube Via Norte e membro da Comissão de revisão do conceito estratégico nacional. É Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto desde 2010.

Sílvia Moutinho, Licenciada em Engenharia Alimentar, pela Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa (U.C.P), desde Setembro de 1994.Depois de exercer atividade de direção da qualidade em empresas do ramo alimentar, é coordenadora, desde 2004, do Gabinete de Gestão da Qualidade do Centro Hospitalar do Porto.Formadora na Pós Graduação em Gestão da Qualidade na Saúde – APCER/ICS e na Pós Graduação Nutrição e Envelhecimento – U.C.P, assim como é professora convidada do Mestrado em Engenharia Biomédica da U.C.P. Para além destas, é formadora em outros cursos no âmbito da Gestão da Qualidade, Segurança Alimentar e Metrologia.

Ver do curso > http://www.unave.pt/?formacao=curso-de-formacao-para-executivos-em-unidades-de-saude

Para mais informações contactar:

Virgínia Barreirinha Lopes

virginiablopes@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias