conteúdos
links
tags
Distinções
Prémio Internacional
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro vence primeiro prémio Ex Aequo no concurso “Ciencia en Acción”
O projeto Laboração Contínua da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro venceu o primeiro prémio Ex Aequo da XVIII edição do concurso internacional “Ciência en Acción”, na modalidade “Trabalhos de Divulgação Científica. Imprensa, Rádio e Televisão”. Este evento decorrerá entre os dias 6 e 8 de outubro, e a entrega de prémios terá lugar no dia 8 de outubro, no Teatro Coliseo de Eibar, em Espanha.

“Ciencia en Acción” é um concurso internacional de língua espanhola e portuguesa que visa fomentar a divulgação científica e tecnológica. Mantém, desde a sua criação, importantes laços com outros programas de objetivos análogos em museus, universidades, empresas, centros científicos e outras relacionadas com a ciência, por toda a Europa. O seu principal objetivo é apresentar a ciência de uma forma atrativa e motivadora para o público em geral e que, durante todo o concurso, desfrutem das várias atividades, assistindo às conferências, observando e participando na feira, vivendo experiências diversas.

É uma iniciativa anual organizada por várias instituições científicas, entre as quais, o Conselho Superior de Investigações Científicas, o Instituto de Ciências Matemáticas, a Real Sociedade Espanhola de Física, a Real Sociedade Espanhola de Química, a Sociedade Espanhola de Bioquímica e Biologia Molecular, a Sociedade Geológica de Espanha e a Universidade Nacional de Educação à Distância.

O concurso destina-se a estudantes, professores, investigadores e divulgadores de ciência, com o intuito de valorizar projetos que aproximam o cidadão comum da ciência e da tecnologia, em qualquer das suas disciplinas, de uma maneira dinâmica e fácil.

Este ano, a décima oitava edição do “Ciencia en Acción” decorrerá entre os dias 6 e 8 de outubro, no Izarra Centre de Ermua, em Espanha.

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro participa neste evento com o projeto “Laboração Contínua: Comunicar Ciência através da imprensa escrita”, na modalidade “Trabalhos de Divulgação Científica. Imprensa, Rádio e Televisão”.

Por integrar a ciência nos meios de comunicação através de conteúdos cuidados, uma excelente imagem gráfica e a apresentação da atualidade científica local que permitem potenciar a cultura científica em Aveiro” foram os fundamentos alegados pelo júri do concurso para a atribuição do primeiro prémio em Ex Aequo ao projeto apresentado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

A entrega de prémios terá lugar no dia 8 de outubro, no Teatro Coliseo de Eibar, em Espanha.

Laboração Contínua é um projeto da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro que tem como objetivo comunicar ciência e tecnologia junto da população em geral, através da inclusão regular de conteúdos científicos e tecnológicos na imprensa escrita. Tendo como parceira uma entidade do setor - Diário de Aveiro - visa a criação sustentada de novos públicos e a integração da comunidade científica na comunicação social.

Este projeto de promoção de conteúdos de ciência nos média consiste no desenvolvimento de diversas rubricas de conteúdo científico para publicação semanal no jornal impresso Diário de Aveiro. Neste âmbito foi criado um modelo de comunicação de ciência que envolve uma estrutura de três atores: os comunicadores de ciência (Centro Ciência Viva de Aveiro), os investigadores e cientistas (Universidade de Aveiro e outras) e os jornalistas (Diário de Aveiro). Neste modelo, promove-se o envolvimento dos cientistas na comunicação da sua atividade junto da sociedade, através de um artigo central, e em colaboração com os comunicadores de ciência e/ou jornalistas. Esta publicação engloba duas páginas e destina-se ao público jovem e adulto. Os conteúdos científicos são transmitidos com linguagem e imagem adequadas ao público-alvo. A seleção de conteúdos, pesquisa e redação são da responsabilidade da Fábrica. Algumas rubricas abordam projetos de investigação que se realizam na Universidade de Aveiro e são da autoria de docentes/investigadores desta instituição. Todo o trabalho de imagem e paginação é também realizado pela Fábrica. A fazer 11 anos, o Laboração Contínua teve início a 1 dezembro 2006 e, atualmente, conta com cerca de 500 edições.

imprimir