conteúdos
links
tags
Distinções
Projeto vencedor do “Student Competition SLERD 2017@UA”
Aplicação desenvolvida por estudantes da UA promete facilitar a vida aos novos caloiros da instituição
Aplicação desenvolvida por estudantes da UA promete facilitar a vida aos novos caloiros da instituição
É uma espécie de mapa interativo e inteligente da Universidade de Aveiro (UA) que visa orientar e facilitar a vida a toda a comunidade académica, novos alunos e visitantes. A aplicação, desenvolvida por três estudantes finalistas da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação (NTC), chama-se “Spire UA” e ainda não está disponível para utilização, mas já venceu a “Student Competition SLERD 2017@UA”.

“Spire UA” é um projeto da autoria de Eduardo Santos, Stephanie Garcia e Maria João Cunha, estudantes de Novas Tecnologias da Comunicação, que consiste numa aplicação Android para ajudar a encontrar, de forma eficaz, rápida e fácil, os diferentes edifícios do campus, (departamentos, serviços académicos, biblioteca, pavilhão polidesportivo, etc.), vários serviços (farmácia, centro de cópias, correios, centro de saúde, etc.), e ainda para receber notificações sobre eventos que estejam a decorrer no campus.

“Podemos considerar a Spire UA como um mapa interativo e inteligente da Universidade de Aveiro, pois integra na sua página principal o mapa do campus de Santiago com os nomes e números dos edifícios da UA, tal como o mapa oficial”, resumem os estudantes, concretizando: “na página principal, ao carregar quer no nome do departamento, quer no marcador com o seu respetivo número, os utilizadores têm acesso à melhor opção para até ele se deslocarem e a informações práticas sobre esse departamento, como o seu horário de funcionamento e dos seus serviços, página net oficial e contactos de telefone e email”.

Os três estudantes responsáveis por este projeto não têm dúvidas sobre a sua grande mais-valia para novos alunos e não só: “a aplicação integra o roteiro Bem-vindo à UA, que ajudará os novos estudantes a saber qual o departamento onde vão ter aulas e a encontrar os serviços que necessitem (farmácia, reitoria, cantina, bares, residências, centro de saúde…).”.  A utilidade estende-se a atuais estudantes e docentes e até a visitantes ocasionais e turistas, já que esta aplicação lhes permitirá conhecer o campus e o seus diversos espaços, bem como usufruir de um sistema de notificação se, ao passar perto de um edifício, lá estiver a decorrer algum evento/promoção.

A distinção de que o projeto já foi alvo pode ser o primeiro passo para tornar a aplicação disponível a todos os interessados. “Apesar de acreditarmos no potencial da nossa aplicação, criada no âmbito da disciplina de projeto, não conseguimos por momentos acreditar que tínhamos ganho o ‘Student Competition SLERD 2017@UA’. Ficámos eufóricos com a notícia e muito felizes com esta conquista”, revelam.

O projeto está disponível em https://www.behance.net/gallery/54159623/Spire-UA

imprimir
tags
outras notícias