conteúdos
links
tags
Campus
Comemoração no dia 14 de julho
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro está de parabéns! Faz 13 anos!
13º Aniversário da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
A Fábrica é um Centro de Ciência que resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Ciência Viva (CV), e foi instalada na antiga Fábrica de Moagens Aveirense, complexo de edifícios e silos, cujo proprietário é a Universidade de Aveiro. Desde 2009 que, para além da UA e da CV, a Comunidade InterMunicipal da Região de Aveiro (CIRA) também é parceira da Fábrica, o que tem possibilitado a dinamização de projetos nos seus 11 Municípios.

A Fábrica CCV ocupa uma área total de 3.000 m2, envolvendo 16 espaços diferentes, dos quais 12 possuem conteúdos científicos e 4 são espaços de apoio ou áreas técnico-administrativas. Tem como missão principal a promoção da cultura científica e tecnológica e a disseminação e difusão do conhecimento. Assim, anualmente apresenta uma programação diversificada em eventos e conteúdos de Ciência em Sociedade, que visa o envolvimento do público em geral e do público escolar em particular.

Nos últimos anos, a Fábrica tem desenvolvido trabalho para promover a sua internacionalização e a cooperação com pares a nível nacional e internacional. Faz parte da Rede Nacional de Centros Ciência Viva; é “full member” do ECSITE - Rede Europeia de Museus e Centros de Ciência; é sócia da ASTC - Associação de Centros de Ciência e Tecnologia e é membro da EUSEA - Associação Europeia de Eventos de Ciência.

Sendo uma estrutura de interface da UA, a Fábrica beneficia de um conjunto alargado de parcerias, protocolos e projetos, que envolvem diversos Departamentos ou Unidades I&D da Universidade. Neste âmbito são desenvolvidos conteúdos de programação, enquadrados na missão da UA e dentro da dimensão: “cooperação com a sociedade”.

Para cumprir as metas anuais, quer ao nível dos seus objetivos e missão, quer ao nível da sua consolidação e sustentabilidade, a Fábrica possui 3 linhas de ação. A 1ª, “Desenvolvimento do programa de visitação”, consiste na criação e desenvolvimento de conteúdos, exposições ou outras valências para implementação e dinamização do seu programa anual de visitas. A 2ª linha de acção, “Cooperação com o exterior e desenvolvimento de programas itinerantes”, surge tendo por base o compromisso de levar “fora de portas” os conteúdos que existem nos espaços expositivos da Fábrica; considerando que desta forma é possível envolver mais público na ciência, que poderia não ter oportunidade para se deslocar ao Centro Ciência Viva de Aveiro. Esta componente também promove o desenvolvimento e a dinamização de projetos anuais educativos, que são desenhados de forma dedicada a contextos específicos locais, para dar resposta a necessidades identificadas por diversas entidades parceiras. A 3ª linha de acção, “Desenvolvimento e comercialização de produtos” foi criada tendo em consideração que o Centro Ciência Viva de Aveiro é uma estrutura integrada na Universidade de Aveiro. Esta privilegiada situação permite a realização de um trabalho colaborativo, entre a Fábrica e as várias Unidades da UA, de forma a criar valor acrescentado, com potencial técnico e científico, e assim alavancar uma unidade dedicada à produção e comercialização de produtos de comunicação de ciência, de que são exemplo, nos últimos 5 anos: exposições, laboratórios, módulos interativos, sistemas de projecção 3D, espaços Maker e Centros de Ciência.

Sexta-feira, dia 14 de julho, o Centro Ciência Viva de Aveiro assinala 13 anos aberto ao público, com um dia aberto cheio de atividades e novidades. Tem sido uma longa viagem de trabalho cívico na área da comunicação de ciência, sempre executado com grande dedicação e profissionalismo, por uma equipa coesa, à qual se soma um conjunto de centenas de colaboradores da Universidade de Aveiro.

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro é um “veículo” que leva mais longe a marca UA e resulta do trabalho de todas as pessoas envolvidas e da forma entusiasta como o público adere à sua programação.

A todos, o meu Bem-Haja!

Está feito o convite: venha brindar connosco!

Pedro Pombo

Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias