conteúdos
links
tags
Distinções
Final nacional do concurso “CanSat”
Menção Honrosa para a UA e a Escola Secundária Adolfo Portela em ‘micro’-satélite lançado nos Açores
Menção Honrosa para a UA em ¿micro¿-satélite lançado nos Açores
Decorreu de 4 a 7 de maio, na ilha de Santa Maria (Açores), a final nacional do concurso “CanSat”, um concurso europeu de construção e lançamento de pequenos satélites do tamanho de uma lata de refrigerantes, promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA) em Portugal em conjunto com a Ciência Viva. A equipa Ícarus, que envolveu uma parceria entre a Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) e a UA, trouxe para casa uma Menção Honrosa graças “à qualidade técnica e científica do projeto”.

A equipa Ícarus é constituída pelo professor João Cera, responsável pelo Clube de Automação e Robótica da ESAP, seis alunos desta escola (Alexandre Afonso, André Breda, Beatriz Vitória, Bernardo Pires, Filipe Almeida e Inês Lopes) e pelas professoras da UA Sandra Vieira (iBiMED/DCM) e Tânia Caetano (DBio/CESAM).

Durante a sua participação, Ícarus contava com a missão primária de registar e transmitir dados de altitude, aceleração, temperatura, etc. e duas missões secundárias, uma em desenvolvimento de software para captação de dados, sua análise e processamento, e outra na área da Astromicrobiologia (colaboração com a UA e o  Belgian Nuclear Research Center SCK*CEN).

As equipas tiveram, ainda, a oportunidade de visitar a estação da ESA em Santa Maria (na foto), que é coordenada e operada pela Edisoft sob a supervisão de Ricardo Conde.

imprimir
veja também