conteúdos
links
tags
Campus
O Laboratório de Investigaçãoe Reabilitação Respiratória da ESSUA oferece programa a pessoas com doença respiratória crónica
Programa de Reabilitação Respiratória gratuito durante 2 meses
O Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab3R) da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), encontra-se durante o mês de Abril com inscrições abertas para mais uma edição do Programa de Reabilitação Respiratória, mas desta vez de forma gratuita durante 2 meses, para pessoas com Doença Respiratória Crónica.

As doenças respiratórias crónicas de representação crescente, especialmente a doença pulmonar obstrutiva crónica, afetam 40% da população em Portugal e são responsáveis por sintomas incapacitantes que resultam em admissões hospitalares recorrentes e no declínio progressivo do estado de saúde geral.

Apesar da Reabilitação Respiratória ser reconhecida mundialmente como um tratamento fundamental destas doenças, é ainda escasso o conhecimento e acesso da população a estes cuidados de saúde.

O Lab3R tem como objetivo principal aproximar-se da comunidade com doença respiratória crónica e prestar cuidados de saúde através de profissionais especializados. Nesse sentido, o laboratório está de momento a oferecer 2 meses de Reabilitação Respiratória a pessoas que de outra forma não poderiam receber esta intervenção indispensável.

O Programa de Reabilitação Respiratória, que iniciou funções em 2010, é composto por 3 principais componentes: a avaliação detalhada das pessoas, o treino de exercício e a educação e apoio psicossocial. Decorre duas vezes por semana em sessões de 60-90 minutos.

O exercício físico adaptado às necessidades de cada doente respiratório tem demonstrado uma melhoria significativa nos sintomas e.g., cansaço e falta de ar, força muscular, tolerância ao esforço e qualidade de vida. Por outro lado, o trabalho multidisciplinar que decorre neste Laboratório, permite capacitar os doentes e famílias com estratégias facilitadoras da gestão da doença.

As inscrições encontram-se abertas até ao final do mês de Abril na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Se tem alguma doença respiratória crónica, especialmente doença pulmonar obstrutiva crónica, venha fazer parte deste grupo que é da Universidade para a cidade.

Mais informação em www.ua.pt/lab3R e em WWW.faceboob.com/Lab3R

imprimir
tags
outras notícias