conteúdos
links
tags
Campus
Ação de formação para os trabalhadores da ESSUA que decorreu no SIMULA
ESSUA oferece curso de Suporte Básico de Vida (SBV) ao seu pessoal técnico, administrativo e de gestão
ESSUA oferece curso de Suporte Básico de Vida (SBV) ao seu pessoal técnico, administrativo e de gestão
No sábado, dia 4 de Março, decorreu no Centro de Simulação Clinica da Escola Superior de Saúde um curso de formação em Suporte Básico de Vida para todos os trabalhadores do quadro técnico administrativo e de gestão da ESSUA.

O responsável pela iniciativa e pela formação foi o próprio Diretor da ESSUA, Professor Rui Costa, formador devidamente credenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica que se disponibilizou para ministrar esta ação aos trabalhadores da Escola. A formação contou ainda com o apoio da Professora Elsa Melo.

Com esta formação, eminentemente prática, pretendeu-se dotar os formandos da capacidade de resposta numa situação de emergência garantindo os procedimentos adequados em poucos minutos, porque salvar uma vida envolve uma sequência de passos traduzidos no algoritmo do SBV, sustentado no conceito de cadeia de sobrevivência, e todos deveríamos estar habilitados e prestar socorro imediato, quando fosse necessário.

O conceito de cadeia de sobrevivência … tem servido de base ao desenvolvimento de um volume significativo de conhecimento científico que se tem traduzido … em inúmeras vidas salvas, como diz Luís Meira, Diretor do Departamento de Formação em Emergência Médica.

Uma mais-valia para os trabalhadores mas também um acréscimo de responsabilidade, porque depois de formados, têm o dever de dar uma resposta imediata e prestar o suporte básico de vida a qualquer vítima, dentro ou fora da Escola, e quiçá, poder salvar a sua vida.

imprimir
tags
outras notícias