conteúdos
links
tags
Distinções
Prémio Ferreira da Silva 2016
João Rocha distinguido com prémio de carreira pela Sociedade Portuguesa de Química
João Rocha é o único português membro da EURASC
João Rocha, Professor Catedrático no Departamento de Química da UA e diretor do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), acaba de ser distinguido pela Sociedade Portuguesa de Química com o Prémio Ferreira da Silva 2016, atribuído bianualmente a químicos portugueses que, pela obra científica produzida em Portugal, tenham contribuído significativamente para o avanço da Química, em qualquer das suas áreas.

A entrega do prémio será feita na sessão inaugural do XXV Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, a ter lugar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, entre os dias 16 e 19 de Julho de 2017.

João Rocha (n. 1962) é Professor Catedrático do Departamento de Química da Universidade de Aveiro desde 1999, membro da European Academy of Sciences e  Académico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (Química) desde 2006, Fellow da Royal Society of Chemistry e da ChemPubSoc Europe, e Director do Laboratório Associado "Instituto de Materiais de Aveiro"-CICECO (ca. 380 pessoas) desde 2002. Entre 2012 e 2015 foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (presidido pelo Primeiro Ministro). Em 2004 recebeu o Prémio de Excelência Científica, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e em 1990 um prémio do Emmanuel College, Cambridge.

Licenciou-se em Física e Química, via ensino, em 1985, tendo leccionado um ano na Escola Secundária de José Estêvão em Aveiro. Nesse mesmo ano, tornou-se Assistente Estagiário de Departamento de Química da Universidade de Aveiro.

Em 1988 partiu para Inglaterra onde se doutorou em 1990 no Department of Chemistry da University of Cambridge, com uma dissertação sobre Ressonância Magnética Nuclear (RMN) do Estado Sólido de caulinite e materiais relacionados, sob a orientação do Prof. Jacek Klinowski. Durante cerca de um ano, permaneceu neste Departamento e grupo como pós-doutorado, desenvolvendo estudos de RMN de sólidos de materiais zeolíticos.

Em meados de 1991 regressou ao Departamento de Química da Universidade de Aveiro, onde tem permanecido. Fez a Agregação em Química Inorgânica em 1997, tendo sido promovido a Professor Catedrático de Química Inorgânica em 1999. Em 2010 foi professor convidado da Universidade de Oviedo.

João Rocha publicou ca. 460 artigos em revistas do Science Citation Index e 23 capítulos de livro, que receberam ca. 13000 citações (índice h=53), e 4 patentes. Proferiu mais de uma centena e meia de palestras, muitas convidadas, a maior parte das quais em Congressos e instituições científicas internacionais.

João Rocha é membro do júri do prémio IBM Portugal desde 2011, Chair da Commission on Inorganic and Mineral Structures e consultor da Commission on NMR Crystallography and Related Methods da Internacional Union of Crystallography (IUCr)European Research Council  Senior Grants Evaluator desde 2008, Royal Society of Chemistry Nanoscience and Nanotechnology Book Series Editor desde 2011, Chair do editorial board do European Journal of Inorganic Chemistry (até 2014), e membro dos editorial boards de Solid State NMR (terminado)Chemistry a European Journal, e Solid State Sciences. É membro da Sociedade Portuguesa de Química (esteve na direcção como Secretário Adjunto em 1998-2000), American Chemical Society e Materials Research Society.

Representou a FTC em Chairman of the European Research Councils of Chemistry (2005-07) e no sincrotrão ESRF-Grenoble (2004-06). Foi membro do Conselho Científico (Ciências Exatas) da FCT (2005-06), Secretário Executivo do Instituto de Investigação da Universidade de Aveiro (1999-2000). Coordenou o painel de avaliação de bolsas da FCT na área das Ciências e Engenharia de Materiais. Em 2003 coordenou o painel que avaliou as Unidades de Investigação nesta área. Integra o painel de avaliação dos projectos franceses LABEX.

Tem estado envolvido em alguns projetos (incluindo QREN) com o sector empresarial, desenvolvendo uma atividade regular de consultoria técnico-científica, tendo publicado quatro patentes.

O seu grande interesse em divulgação e promoção da Ciência foi motivado pela licenciatura em Ensino de Física e Química. Foi consultor de novos programas de Química do 10º, 11º e 12º anos  (2000 – 2002). Em Outubro de 2004 coordenou uma equipa de trabalho que preparou, a pedido do Secretário de Estado da Educação, um documento sobre os principais problemas do ensino da Química em Portugal (Básico e Secundário).

Enquanto Secretário Adjunto da Sociedade Portuguesa de Química (1998-2000), relançou a “Divisão de Ensino e Divulgação da Química” e as “Olimpíadas Nacionais de Química”. Participou na organização em Aveiro da 6th European Conference on Research in Chemical Education. Faz anualmente palestras em Escolas Secundárias e participa em “Cafés de Ciência”, etc. Tem escrito pequenos artigos de divulgação para jornais regionais, Público e Expresso. Participou em alguns programas de rádio e de TV.

imprimir
tags
outras notícias