conteúdos
links
tags
Distinções
Melhor palestra do ENEF 2017
Aluna da UA brilha com protótipo de dosímetro para aplicações em técnicas de braquiterapia
Ana Jorge Gonçalves, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Física da UA
Ana Jorge Gonçalves, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Física da UA, venceu o prémio de Melhor Palestra no Encontro Nacional de Estudantes de Física (ENEF 2017), realizado em Almada, em Fevereiro, com a apresentação do trabalho realizado no estudo de um dosímetro protótipo baseado em fibras óticas cintilantes para aplicação em técnicas de braquiterapia, nomeadamente para o tratamento do cancro da próstata.

Desenvolvido na cadeira de Projeto do 3º Ano do Mestrado Integrado em Engenharia Física, com orientação de João Veloso e coorientação de Luís Moutinho, o dispositivo apresentado por Ana Jorge Gonçalves baseia-se em fibras óticas cintilantes acopladas a uma fibra ótica de polimetil – metacrilato (PMMA), que guia a luz de cintilação até um fotomultiplicador de silício. Com este dosímetro a aluna acredita que é possível assegurar a qualidade do tratamento, tão fundamental nas técnicas de radioterapia.

Para a futura engenheira física esta distinção é especial por ter sido atribuída "por entidades fora da Universidade de Aveiro", sendo extensível à própria UA. "Não esqueço que, para a realização do Projeto, contei com excelentes condições de trabalho e com partilha de conhecimentos essenciais com a equipa do laboratório".

A qualidade do trabalho apresentado foi premiada com uma viagem ao International Conference of Physics Students (ICPS), que se realiza em Turim (http://www.icps2017.it/), de 7 a 14 de agosto, e com uma nova oportunidade de dar a conhecer os resultados do seu estudo, desenvolvido agora, e após a conclusão da cadeira de Projeto, através de uma Bolsa de Iniciação Científica (BIC).

imprimir
tags
outras notícias