conteúdos
links
tags
Distinções
Margarida Bola conquistou duas Menções Honrosas
Doutoranda da UA brilha no 7º Congresso Nacional de Biomecânica
António Prieto Veloso (Faculdade de Motricidade Humana), Ana Margarida Bola e Paulo Fernandes (Presidente da Sociedade Portuguesa Biomecânica)
Margarida Bola, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA), conquistou a Menção Honrosa do Prémio Jovem Investigador “Prof. João Martins”, e uma Menção Honrosa do Prémio Best Computational Model Paper Award, no 7º Congresso Nacional de Biomecânica.

Orientada pelos professores António Ramos, do Departamento de Engenharia Mecânica e investigador da unidade de investigação TEMA, e José António Simões, da Escola Superior de Artes e Design, Margarida Bola conquistou as menções honrosas com o trabalho intitulado “Validação de modelo da articulação do ombro intacto”.

O estudo desenvolvido consistiu na construção de um modelo in vitro e de um modelo de elementos finitos da articulação do ombro intacto, considerando o úmero, a escápula, as cartilagens o ligamento glenohumeral inferior e os principais grupos musculares da articulação. O modelo de elementos finitos replica com sucesso o comportamento do modelo experimental e permite avaliar a biomecânica da articulação.

Este é o primeiro modelo de elementos finitos da articulação do ombro intacto a ser validado que engloba os principais componentes do ombro.

O 7º Congresso Nacional de Biomecânica decorreu na Universidade do Minho, entre 10 e 11 de fevereiro. 

imprimir
tags
outras notícias