conteúdos
links
tags
Publicações
Luís Mota, professor do DCSPT e investigador no GOVCOPP
Docente e Investigador da UA publica capítulo sobre Reforma do Setor Público em Portugal
Livro
A reforma do setor público em Portugal, com especial enfoque no período de crise, é o principal tópico de análise do capítulo “Public Sector Reform in Portugal: a path between service improvement and cutback measures” da co-autoria de Luís Mota, professor do Departamento de Ciências Sociais e Políticas e do Território (DCSPT) e investigador no GOVCOPP, e que integra o livro "Public Administration Reforms in Europe: The View from the Top".

Neste capítulo são analisados as principais tendências das reformas do setor público em Portugal ao nível sistémico e organizacional, bem como as principais características e consequências politico-sociais desse processo. Esta análise tem por base as respostas a um questionário aplicado a 296 dirigentes da Administração Pública.

Este capítulo é assinado por Luís Mota, professor auxiliar convidado do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) e membro integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), em coautoria com Maria Engrácia Cardim e Luísa Pereira, investigadoras da Universidade de Lisboa.

O capítulo faz parte do livro Public Administration Reforms in Europe: The View from the Top, publicado pela Edward Elgar, que também inclui capítulos sobre a reforma do setor público de outros 15 países europeus. A publicação deste livro resulta do projeto de investigação financiado pelo 7.º Programa Quadro “COCOPS: Coordinating for Cohesion in the Public Sector of the Future”, no qual Luís Mota foi investigador associado, liderando a extensão para Portugal deste estudo.

Esta é a segunda vez que Luís Mota assina capítulos de livros que resultam de projetos do 7.º Programa Quadro. Em 2014 publicou o capítulo “Between Passion and Money: Human and Financial Resources and Patterns of Professionalization of Civil Society Organisations”, enquadrado no livro Civil Society Organizations, Unemployment, and Precarity in Europe: Between Service and Policy, o qual resultou do projeto internacional “YOUNEX: Youth, Unemployment and Exclusion in Europe”.

As reformas e processos de governação pública são o principal tema de investigação do investigador, que concluiu, em 2016, o Doutoramento em Administração Pública, com tese em que analisava os desafios da governação em rede e da sua conjugação com modelos de governação mais tradicionais.

Em fevereiro de 2017, foi-lhe atribuída bolsa de pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para investigar a Influência das Entidades e Relações Intermunicipais na modernização administrativa dos Municípios em Portugal.

imprimir
tags
outras notícias