conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
De 6 de março a 6 de maio de 2017
Unave promove formação em Farmacovigilância para Profissionais de Saúde
Em eLearning, a UNAVE promove a ação de formação "Farmacovigilância para Profissionais de Saúde". Esta ação de formação foi revista por profissionais de saúde que trabalham no Sistema Nacional de Farmacovigilância. A mesma será tutorizada por professores com ampla experiência em Farmacovigilância e encontra-se creditado com 5 CDP pela Ordem dos Farmacêuticos. Inscreva-se!

Farmacovigilância para Profissionais de Saúde

Informação original do curso aqui

Fundamentação/Descrição geral

O curso online de Farmacovigilância para Profissionais de Saúde é dirigido a todo o tipo de profissionais de saúde interessados na matéria. Este curso, e respetiva adaptação da ferramenta e-learning, é o resultado de uma colaboração entre vários centros universitários de Itália, França, Espanha e Portugal e algumas empresas de tecnologia. A colaboração estabeleceu-se em torno de um projeto financiado pelo V Programa Marco da União Europeia.

Este curso foi revisto por profissionais de saúde que trabalham no Sistema Nacional de Farmacovigilância. O curso será tutorizado por professores com ampla experiência em Farmacovigilância e vai ser submetido à acreditação pela Ordem dos Farmacêuticos.

Este curso funciona totalmente à distância, dispondo os participantes de uma aula virtual através da qual os tutores do curso se colocam em contacto direto com os alunos, guiando-os no seu processo de aprendizagem e propondo as atividades necessárias para a finalização do curso. O aluno poderá estudar e realizar as tarefas em qualquer momento do dia, adaptando a agenda e as atividades às suas necessidades profissionais ou particulares.

Objetivos

O objetivo fundamental do curso de Farmacovigilância para profissionais de Saúde é o de oferecer ao aluno a possibilidade de conhecer os riscos que acarreta a utilização dos medicamentos no ser humano e a forma de analisar e gerir esses riscos com a finalidade de minimizá-los ou evitar, quando possível.

O curso pretende que os profissionais de Saúde adquiram um conhecimento amplo e profundo de todos os aspetos relacionados com a segurança dos medicamentos e sua avaliação. Assim, por exemplo, estudar-se-ão neste curso as limitações dos ensaios clínicos e a necessidade de implementar redes de vigilância epidemiológica das reações adversas; também se estudará a forma como se avalia a relação de causalidade entre a administração de um determinado fármaco e o aparecimento de uma reação adversa, mediante a aplicação de diversos algoritmos.

Os profissionais que realizem este curso não só adquirirão os conhecimentos para notificar as suspeitas de reações adversas detetadas no seu quotidiano profissional, mas também estarão aptos para ler e compreender a literatura científica sobre segurança de medicamentos e ainda fazer a sua própria avaliação sobre a relação benefício-risco de determinada medicação.

Destinatários

Estudantes de língua portuguesa.

Certificação em Farmacovigilância

Este curso foi revisto por profissionais de saúde que trabalham no Sistema Nacional de Farmacovigilância. O curso será tutorizado por professores com ampla experiência em Farmacovigilância e encontra-se creditado com 5 CDP pela Ordem dos Farmacêuticos.

Obtenha mais informações em: http://www.unave.pt/?formacao=farmacovigilancia-para-profissionais-de-saude 

Para mais informações contactar:

Dulce Alegria

dulce.alegria@ua.pt

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias