conteúdos
links
tags
Distinções
EURASC representa os cientistas europeus mais destacados
Académico Artur Silva eleito fellow da Academia Europeia de Ciências
Artur Silva, à esquerda, fotografado com a sua equipa
Artur Silva, professor do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (DQ-UA), foi eleito fellow da Academia Europeia de Ciências (EURASC). É o segundo académico da UA distinguido com este título, depois de João Rocha, diretor do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e também professor do mesmo departamento.

“É com enorme honra” que Artur Silva diz receber esta distinção, consciente de que, apesar de se tratar de uma distinção atribuída pelo currículo científico, muito deve ao departamento e à universidade onde fez todo o percurso académico e à equipa que o acompanha diariamente e de uma forma mais direta.

Em outubro de 2016, Artur Silva, professor do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) e presidente da Sociedade Portuguesa de Química, já tinha sido eleito para o “Executive Board” da European Association for Chemical and Molecular Sciences (EuCheMS). Esta instituição, ativa desde 1970, congrega as sociedades de química e de ciências moleculares de cada país europeu.

Professor e investigador na área de Química Orgânica, mais concretamente, estudando compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e também produtos naturais, é autor de mais de 500 artigos científicos publicados em periódicos registados no Institute for Scientific Information (ISI) e sujeitos e revisão por pares. Foi orientador de mais de 20 teses de doutoramento e mais de 30 dissertações de mestrado.

Artur Silva fez todo o seu percurso académico na UA, instituição onde entrou com 18 anos, se licenciou em Química-Física (em 1987), obteve o doutoramento (em 1993) e a agregação em 1999.

A EURASC (http://www.eurasc.org/) é uma associação internacional independente de distintos académicos com o propósito de reconhecer e eleger os melhores cientistas europeus.

imprimir
tags
outras notícias