conteúdos
links
tags
Distinções
Trabalho de Ricardo Correia é o melhor do país na área da radioeletricidade
Investigador da UA conquista Prémio ANACOM-URSI Portugal
Nuno Borges Carvalho e Ricardo Correia
O sensor passivo sem fios, que não requer o uso de pilhas ou baterias, desenvolvido por Ricardo Correia é o grande vencedor do Prémio ANACOM-URSI Portugal. Atribuída pelo Comité Português da URSI, com o patrocínio da ANACOM- Autoridade Nacional de Comunicações, a distinção premeia o trabalho do investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA) como o melhor do país na área da radioeletricidade.

“O trabalho propõe a apresentação de um sensor passivo sem fios que não requer o uso de pilhas ou baterias”, explica Ricardo Correia, investigador no grupo de Sistemas de Rádio do IT e estudante do Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica no Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática na UA sob a orientação do professor Nuno Borges de Carvalho. Para tal, aponta, “recorre-se à implementação de um sensor que usa uma frequência para a transferência de dados (obtidos pelo sensor) e outra frequência para a receção de energia por parte dos transmissores”.

De modo a aumentar a taxa de transmissão e o alcance de transmissão dos dados Ricardo Correia propõe neste trabalho uma implementação de um novo modulador, capaz de aumentar a ordem de modulação e com isso aumentar significativamente a taxa de transmissão de dados com baixo consumo energético. “Através deste trabalho é possível a implementação de sensores passivos sem fios com uma taxa de transmissão de dados bastante elevada sem o uso necessário de pilhas ou baterias”, diz.

Mestre em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela UA, Ricardo Correia trabalhou durante um ano como Engenheiro de automação e três anos como investigador em sistemas embutidos e processamento de sinal.  Neste momento frequenta o programa doutoral em Engenharia Electrotécnica na Universidade de Aveiro e é investigador no grupo de sistemas de rádio do Instituto de Telecomunicações de Aveiro. As áreas de interesse do autor são transferência de energia sem fios, sensores passivos sem fios para aplicações no espaço e comunicações de baixo consumo energético.

 

imprimir
tags
outras notícias