conteúdos
links
tags
Campus
Com as iniciativas "Super Fisio na Diabetes" e "Mexa-se pela Diabetes"
Finalistas de Fisioterapia assinalam Dia Mundial da Diabetes
Finalistas de Fisioterapia assinalam Dia Mundial da Diabetes
Os finalistas da Licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) organizaram, no passado dia 14 de novembro, duas iniciativas para a comemoração da efeméride, com o intuito de informar e sensibilizar as crianças e idosos acerca do papel do fisioterapeuta na prevenção, educação e manutenção da qualidade de vida na Diabetes, enfatizando a importância de um estilo de vida saudável, independentemente da idade.

No dia 14 de novembro assinalou-se o Dia Mundial da Diabetes. Esta condição afeta mais de 371 milhões de pessoas em todo o mundo e, em Portugal, tem das maiores taxas de prevalência, afetando aproximadamente 13% da população. Como futuros profissionais de saúde, atentos à rápida evolução desta doença, os finalistas da Licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) organizaram duas iniciativas para a comemoração deste dia: “Super Fisio na Diabetes” e “Mexa-se pela Diabetes”.

A iniciativa “Super Fisio na Diabetes” foi realizada na escola EB 2,3 Professor Artur Nunes Vidal, em Fermentelos, onde participaram cerca de 60 pessoas, contabilizando 35 alunos do 4º ano de escolaridade e os seus professores. Foram realizadas uma série de atividades práticas, jogos temáticos, uma dança e, para finalizar, os alunos montaram um puzzle alusivo ao Dia Mundial da Diabetes e foi tirada uma fotografia de grupo.

Já a iniciativa “Mexa-se pela Diabetes” teve lugar na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e contou com a presença de cerca de 30 idosos e 4 representantes provenientes do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Casa do Sol Poente e Santa Casa da Misericórdia de Estarreja. Nesta atividade, os participantes realizaram um pequeno percurso, passando por alguns postos onde os finalistas propunham jogos temáticos alusivos ao papel fisioterapia, à importância do exercício físico e de uma alimentação saudável. Por fim, cada participante escreveu num balão uma frase/palavra acerca do que aprendeu neste dia e foi realizada uma largada de balões.

imprimir
tags
outras notícias