conteúdos
links
tags
Distinções
Investigadora do Departamento de Química premiada
Cláudia Nunes apresenta melhor póster no XIII Encontro de Química dos Alimentos da Sociedade Portuguesa de Química
A investigadora Cláudia Nunes
A investigadora Cláudia Nunes conquistou o prémio de Melhor Póster no XIII Encontro de Química dos Alimentos da Sociedade Portuguesa de Química, realizado no Porto. Com o trabalho “Películas de Quitosana-Genipina: Uma Metodologia Sustentável na Preservação de Bebidas”, a investigadora da Unidade de Investigação de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA) do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, demonstrou que os filmes de quitosana desenvolvidos para substituir a utilização de sulfuroso em vinhos também podem ser aplicados com a mesma função em outras bebidas.

A modificação química de quitosana com genipina permite obter películas que possuem baixa solubilidade em pH ácido e mantêm a atividade antioxidante e antimicrobiana. Estas películas foram propostas neste trabalho de Cláudia Nunes, também investigadora do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro da UA, para uma preservação eficiente de bebidas, substituindo os aditivos sintéticos. Como caso de estudo, as películas de quitosana-genipina foram utilizados para a preservação do vinho.

Estas películas, aponta o trabalho, constituem um processo simples e sustentável na preservação de bebidas. Além disso, “na produção destas películas podem ser utilizados subprodutos da indústria de camarão como matéria-prima, para a obtenção de quitosana, que se verificou ser uma fonte segura, mesmo para quem tem alergia a produtos do mar, o que também é uma vantagem económica”. O uso de películas de quitosana-genipina é uma tecnologia inovadora e amiga do ambiente que pode ser facilmente implementada numa escala industrial.

imprimir
tags
outras notícias