conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 4 de novembro, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Apresentação do livro “90% do Caro Leitor Foi Feito nas Estrelas”
Alexandre Aibéo
A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro organiza a apresentação do livro “90% do Caro Leitor Foi Feito nas Estrelas”. A sessão será realizada pelo autor do livro e astrónomo Alexandre Aibéo e pelo astrofísico Carlos Herdeiro, docente do Departamento de Física da UA. Neste livro o autor expõe o essencial do que hoje sabemos sobre o espaço, baseando-se na sua enorme experiência de divulgação científica e recorrendo a uma linguagem fresca e imaginativa para responder às nossas dúvidas sobre o cosmos. A apresentação está agendada para o dia 4 de novembro, às 21h30, na Fábrica. A entrada é livre.

As estrelas sempre fascinaram a humanidade. Na Antiguidade e mesmo muito depois dela houve quem pensasse que tudo estava escrito nas estrelas, isto é, que os astros determinavam o destino dos seres humanos. O que nunca ninguém pensou nos tempos antigos foi que nós somos feitos da matéria das estrelas. Não, não é uma metáfora, é literal: a maioria dos muitos átomos que nos constituem proveio da explosão de estrelas pesadas, que assim espalharam o seu interior pelo vasto espaço. Hoje, a olho nu ou usando telescópios, quando contemplamos as estrelas estamos a olhar para as nossas remotas origens.

O astrónomo Alexandre Aibéo é um jovem divulgador científico de primeira água. O seu livro original “Isto não é (Só) Matemática” foi um enorme sucesso. Neste seu segundo livro, “90% do Caro Leitor Foi Feito nas Estrelas”, o autor expõe o essencial do que hoje sabemos sobre o espaço, seja a Lua e o Sol aqui tão perto, sejam as estrelas mais distantes. Baseado na sua enorme experiência de divulgação científica, recorre a uma linguagem fresca e imaginativa para responder às nossas dúvidas sobre o cosmos.

A sessão de apresentação do próximo dia 4 de novembro é organizada pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e conta com o apoio da Livraria da UA. Neste evento, o livro estará disponível para venda.

 

BIOGRAFIAS

Alexandre Aibéo é licenciado em Astronomia, Mestre em Mecânica de Fluidos, e doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto. Ensina na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e investiga na área da astrofísica solar. Foi, em 2010, o vencedor da primeira edição do concurso FAMELAB – Comunicar Ciência em Portugal. Dedica-se, desde 1996, à promoção da cultura científica e, nos tempos livres, ao bricolage e a projetos do “fundo da gaveta”. É autor, em conjunto com o seu primo Pedro Aibéo, arquiteto, de “Isto não é (Só) Matemática” (Quidnovi, 2012), um livro que segundo Nuno Markl deu sexappeal à matemática.

Carlos Herdeiro é um físico português, atualmente Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e também investigador do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), nas áreas de Gravitação/Cosmologia Clássica e Quântica e Física de Altas Energias. Fundou o grupo de Gravitação na Universidade de Aveiro em 2010, Gr@v.

Licenciou-se em Física/Matemática Aplicada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1996, concluiu o doutoramento na Universidade de Cambridge em 2001 e fez estudos pós doutorais na Universidade de Stanford. Fez a Agregação na Universidade de Aveiro em 2012. Entre os seus trabalhos destaca-se a descoberta, em conjunto com Eugen Radu, de um novo tipo de buracos negros na Teoria da Relatividade Geral, em 2014, denominados buracos negros de Kerr com "cabelo" escalar.

Recebeu, em 2004, um Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação Científica e em 2014 e 2015 menções honrosas no concurso internacional de ensaios da Gravity Research Foundation.

 

 

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias