conteúdos
links
tags
Campus
Formação sobre o Sistema de Informação da Justiça decorreu na primeira semana de outubro
UA desenvolve ferramenta informática que permite reduzir morosidade da justiça em Cabo Verde
Formação sobre o Sistema de Informação da Justiça decorreu na primeira semana de outubro
A Universidade de Aveiro esteve recentemente nas cidades da Praia e do Mindelo, em Cabo Verde, para dar formação genérica a Magistrados, Judiciais e do Ministério Público, Oficiais da Justiça e Advogados sobre o Sistema de Informação da Justiça (SIJ). Concebido de raiz pelo Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI-UA), este novo recurso informático ao serviço da justiça cabo-verdiana promete resolver as pendências, reduzindo a atual morosidade da justiça daquele país.

O SIJ tem vindo a ser concebido, desde 2008, estando completamente adaptado ao sistema judicial cabo-verdiano. Contribuiu para tal a participação ativa, na modelação de fluxos, dos diversos atores judiciais, acompanhados por uma equipa multidisciplinar desta Universidade. Numa primeira fase foi desenvolvido o processo penal e, atualmente, está a desenvolver-se o processo civil.

No início de outubro, o coordenador do projeto, Joaquim Sousa Pinto (DETI-UA), Cláudio Teixeira (DETI-UA), Joana Silva (DETI-UA) e Rita Morais (Gabinete do Reitor-UA) estiveram em Cabo Verde, no âmbito desta formação genérica, que incidiu essencialmente, no processo penal, e que se destinou aos diferentes utilizadores. Esta formação contou com cerca de 500 pessoas. De novembro a junho de 2017, membros da equipa de desenvolvimento do SIJ, instalada no DETI-UA, vão regressar a Cabo Verde para a realização de 25 ações de formação específica sobre o sistema em diversas ilhas. Cada uma destas ações terá a duração de 15 dias, destinando-se na totalidade a 400 pessoas.

Esta formação específica é financiada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

A apresentação realizada pela Universidade de Aveiro foi disponibilizada nos links seguintes:

[Vídeo de demonstração: http://tinyurl.com/cvsij2016 ]

[Apresentação: http://tinyurl.com/cvsij2016ppt ]

[Brochura: http://tinyurl.com/cvsij2016booklet ]

A cobertura mediática que foi efetuada em Cabo Verde pode ser visualizada nos links seguintes:

http://www.rtp.pt/play/p2246/e253277/reporter-africa-7-dias-1-edicao

http://rd.videos.sapo.cv/dTD6hYYt6mO36OdcZkH3

 

imprimir
tags
outras notícias