conteúdos
links
tags
Campus
Dia 27 de setembro, no Teatro Aveirense
Documentário "DERIVA LITORAL” coproduzido pela Fábrica Centro Ciência Viva e pela UA em exibição no Teatro Aveirense
Documentário Deriva Litoral
"Deriva Litoral - o impacto da erosão costeira em Portugal", um documentário longa metragem coproduzido pela Fábrica Centro Ciência Viva e pela Universidade de Aveiro, será exibido no próximo dia 27 de setembro, no Teatro Aveirense. Baseado em entrevistas a investigadores da UA, o documentário reúne um vasto conjunto de imagens reais, locais e factos acompanhadas de explicações científicas. Trata-se de uma análise dos agentes que estão na origem do problema e de um exercício de reflexão sobre soluções futuras.

No inverno de 2013-2014 a costa portuguesa foi fustigada por fortes tempestades e agitação marítima prolongadas. As zonas costeiras foram notícia pelas piores razões e, nos últimos anos, tem-se verificado em Portugal um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança de pessoas e bens — as praias portuguesas estão a perder areias! Por vários factores. E a informação que nos chega parece não ser suficiente para a compreensão de todos estes fenómenos. Torná-la melhor e acessível a todos é fundamental, numa altura em que a comunidade científica debate os problemas da erosão e as suas causas.

A exibição de dia 27 enquadra-se no âmbito das sessões de cinema dinamizadas semanalmente pelo Cine Clube de Avanca — "Os Filmes das nossas Terças" e é especialmente dedicada à região de Aveiro. 

Um documentário com realização de Sofia Barata, fotografia de Miguel Serra, pós-produção áudio de Gualter Santos (Antena3) e coordenação geral de Pedro Pombo.

O filme foi já apresentado no Festival Internacional de Cinema de Avanca, que decorreu no passado mês de julho e é baseado em entrevistas a investigadores da Universidade de Aveiro. Reúne um vasto conjunto de imagens reais, locais e factos acompanhadas de explicações científicas. Contou com participação dos departamentos de Ambiente e Ordenamento, Engenharia Civil, Física e Geociências da Universidade de Aveiro e do Laboratório Associado Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – CESAM. 

Ver Trailer: https://youtu.be/2tQZRL7W8VA

Info Teatro: http://www.teatroaveirense.pt/evento_detalhe.asp?id=1876

 

Data 3ª feira, 27 setembro '16

Horário 21h30

Público-alvo público geral e escolar

Preço 4€

Género Documentário

Duração 75 min

Coprodução Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Universidade de Aveiro

Realização Sofia Barata[2016]

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias